Home Sem categoria I Congresso Nordestino de Ilustração Científica começa nesta quarta-feira (27)

I Congresso Nordestino de Ilustração Científica começa nesta quarta-feira (27)

1399
0

Com mais de 100 inscritos e 60 submissões de ilustrações para exposição, o I Congresso Nordestino de Ilustração Científica, promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), irá acontecer de amanhã (27) até sexta-feira (29), das 8h às 19h. Esta primeira edição, que será realizada no formato on-line e presencial, tem como tema as “Perspectivas históricas, problemáticas contemporâneas e metodologias inovadoras” e conta com mesas-redondas, palestras, minicursos, oficinas, concurso de ilustração científica e apresentação de trabalhos. As inscrições para o evento on-line ainda podem ser realizadas até o primeiro dia de congresso.

Os interessados devem efetuar as inscrições pelo site do congresso. Na inscrição, será cobrada uma taxa de R$ 65,00 para estudantes e R$ 80,00 para profissionais. O congresso iria acontecer no Cineteatro, localizado no Campus Sede da Univasf, porém houve uma mudança e o evento será realizado na sala de desenho, localizada no Campus Ciências Agrárias (CCA) da Univasf, em Petrolina (PE). Em virtude da pandemia, apenas 30 participantes foram autorizados a participar das atividades presenciais. Os demais irão receber os links para as atividades via e-mail e pela plataforma do evento.

O evento é uma iniciativa da Liga Acadêmica de Ilustração Científica (Laic) da Univasf em parceria com o Grupo IcUFPA, da Universidade Federal do Pará (UFPA). A realização do congresso conta também com a colaboração da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e do Centro de Ilustração Botânica do Paraná (CIBP).

Na abertura do congresso, será realizada uma mesa-redonda para debater “O que é ilustração científica e qual sua finalidade?”, com a presença dos ilustradores Lucas Menezes, Chico Martins, Márcio Lacerda e mediação da coordenadora do evento Cristiane Dacanal, professora do Colegiado de Engenharia Agronômica da Univasf. Para o primeiro dia de evento (27) foram programadas três mesas-redondas, duas palestras e dois minicursos, que abordarão temas como “Produção de tintas com solos”, “Como a ilustração pode ser um veículo de comunicação na ciência” e “Qual o papel feminino na Ilustração Científica”.

No segundo dia (28), haverá quatro palestras, duas oficinas e dois minicursos, além da exposição das ilustrações submetidas. Entre os temas que serão abordados estão “Ilustração Científica aplicada em imagens animadas”, “Processo de aprendizagem de conteúdos de ciências através de Ilustração Científica” e “Ilustração Científica de primatas”. No último dia do congresso (29) serão realizadas as oficinas “Ilustração científica para publicações acadêmicas”, “Ilustração científica digital”, “Ilustrando do 0: como iniciar em ilustração científica?” e “Hachura na ilustração científica”, além das apresentações dos trabalhos submetidos.

O encerramento do I Congresso Nordestino de Ilustração Científica será realizado às 17h da sexta-feira (29) no Cineteatro, localizado no Campus Sede da Univasf, em Petrolina (PE). A exposição dos desenhos permanecerá em exibição durante o encontro “Caatinga, Juventude e Mudanças Climáticas”, que será realizado no Cineteatro neste sábado (30), em alusão ao Dia Nacional da Caatinga.

Segundo a presidente da Laic, Mávani Lima, estudante de Ciências Biológicas, a Ilustração Científica é uma área de atuação que está em expansão e precisa de cada vez mais profissionais que utilizem diferentes técnicas de trabalho. “Em virtude disso, o evento foca em trazer várias técnicas para os participantes, além de promover a atuação da ilustração na divulgação científica”, ressalta.(Ascom)