Home Sem categoria O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco forma 18...

O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco forma 18 novos médicos especialistas até o mês de março

1179
0

O Hospital Dom Malan em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, administrado pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz (Ismep), através da diretoria de ensino e pesquisa, está na etapa final de formação de médicos residentes do período 2021 a 2024.

O programa de residência implantado há 13 anos, está formando ginecologistas obstetras, pediatras e especialistas em ultrassonografia. Serão 18 novos profissionais até março deste ano. Rair de Menezes Quirino, 31 anos, natural de Cabrobó-PE, é médico formado pela Universidade Federal de Pernambuco em Recife e fez residência médica em ginecologia e obstetrícia do Hospital Dom Malan. O médico conta porque escolheu o HDM Ismep para fazer a especialização. “Eu escolhi o HDM Ismep porque tem um ensino enriquecedor, mesmo com as dificuldades da saúde pública, consegue fazer ensino de qualidade sem os recursos que outros serviços têm. São preceptores e residentes dedicados, comprometidos em oferecer um serviço muito importante para a população. É um hospital onde a gente entra como residente, a gente se apega e quer ver o hospital garantindo assistência de qualidade à população da nossa região,”relatou Rair.

Além de Rair, outros 5 médicos estão se formando em ginecologia e obstetrícia até o mês de março deste ano. Em ultrassonografia, dois profissionais estão concluindo o curso no mesmo período.Na pediatria, o programa de residência médica do HDM Ismep está formando este ano 10 profissionais. Uma delas é Roberta Gomes, a recifense que escolheu Petrolina e o Hospital Dom Malan como parte de sua história. Aos 28 anos, os três de residência médica foram um divisor na vida pessoal e profissional, como parte do relato da médica que recebeu aprovação na residência nesta quinta-feira(25).  “O HDM Ismep é referência em todo o Sertão, atendendo muitos municípios com grande quantidade de crianças que chegam aqui para serem cuidadas e a gente tem muitas atividades práticas, porque temos pediatria sem subespecialidades para que a gente lance mão de todos os procedimentos, com muita experiência junto aos preceptores. Em três anos a gente consolida os conhecimentos que na capital, por exemplo, eu percebi que na pediatria se perde na prática clínica,” relatou Roberta.

A nova pediatra sai do HDM Ismep para clinicar em Salgueiro, no Sertão, o que traz alegria a quem participa da. formação profissional. “Roberta está indo para Salgueiro e isso nos traz alegria em saber que nosso trabalho vai contribuir com a saúde das crianças de outros municípios da região. Nos traz orgulho ver que a formação que nós oferecemos aqui no HDM Ismep vai mudar a vida de crianças para além de Petrolina” destacou a diretora de ensino e pesquisa do HDM Ismep, Dra. Angélica Guimarães.

 Assessoria de Comunicação do Hospital Dom Malan -Ismep