**/

Home Sem categoria Hospital Dom Malan ressalta importância da doação de sangue

Hospital Dom Malan ressalta importância da doação de sangue

75
0

Agora em janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) divulgou a situação preocupante da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope) que se agravou no início na pandemia da Covid-19, quando o número de doações começou a decair de forma expressiva a cada mês.

De acordo com o órgão, atualmente, o estoque está crítico em todos os tipos sanguíneos e a queda chega a representar 40% do número de doações. Por essa razão, a instituição está solicitando o apoio dos seus doadores e da população pernambucana para superar essa fase crítica com a maior brevidade possível.

O Hospital Dom Malan, como serviço integrante da rede assistencial de saúde, aderiu ao movimento e ressalta a importância desse gesto de amor. “Estamos inclusive com as nossas cirurgias eletivas suspensas, pois não há estoque de sangue disponível. Então, não poderíamos ficar de fora desta campanha”, justifica a diretora de Atenção à Saúde, Tatiana Cerqueira.

O agendamento para a doação não é obrigatório, mas se o doador preferir pode realizar pelos telefones 0800.081.1535 (ligações do Recife) ou (81) 3182.4630 (ligações interestaduais). Em Petrolina o agendamento é pelo (87) 3866-6601.

Para doar sangue, a pessoa deve ter entre 16 anos e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses para a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal (pai ou mãe), bem como levar xerox da identidade. É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original, com foto. São exemplos: identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho. Crachás não são aceitos. Também é necessário respeitar os intervalos entre as doações de sangue, que são de três meses para homens e quatro meses para mulheres.(Ascom)