O Hospital Dom Malan, através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), realizou, neste mês de outubro, um momento de sensibilização a respeito da importância da higienização das mãos.

Com uma abordagem lúdica e divertida, a equipe da CCIH envolveu todo o hospital. “Como ainda estamos em pandemia realizamos uma programação tímida, sem gerar aglomeração. Mas, não poderíamos deixar o Dia Mundial da Lavagem das Mãos passar em branco, ainda mais em um momento como esse, onde um simples gesto pode salvar vidas”, ressalta a enfermeira gerente da Comissão, Fernanda Brito.

Além de reforçar as orientações sobre a lavagem das mãos, Fernanda frisou que o álcool em gel a 70% pode ser um grande aliado em momentos onde não se tenha disponível água e sabão. Na oportunidade, os funcionários e colaboradores receberam álcool gel de bolso, doados pelo laboratório Aché.

A lavagem das mãos no âmbito hospitalar é um processo vinculado ao primeiro desafio mundial para a Segurança do Paciente da OMS, “Uma Assistência Limpa é Uma Assistência mais Segura”, campanha coordenada no Brasil pela ANVISA e OPAS, tendo com um dos principais objetivos a aplicação dos 5 Momentos para a Higienização das Mãos: Antes de contato com o paciente; Antes de realização de procedimento asséptico; Após o risco de exposição a fluidos corporais; Após o contato com o paciente; Após o contato com áreas próximas ao paciente.

Fora do ambiente hospitalar, os cuidados também devem ser reforçados. Há várias situações em que a higienização das mãos é obrigatória: antes, durante e depois do preparo de qualquer alimento; antes de tocar em qualquer coisa que vá à boca do bebê; antes e depois de pegar numa pessoa doente; após coçar ou assoar o nariz; antes e depois das refeições; após ir ao banheiro; antes e depois de tratar algum machucado ou ferimento; depois de trocar fraldas ou ajudar uma criança a se limpar; depois de tocar, alimentar ou limpar um animal; depois de manipular a comida ou objetos de seu gato ou cachorro e depois de tocar no lixo.(Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui