Ser voluntário é fazer algo por alguém, por vontade própria. Em geral, o voluntário atua onde existe algum tipo de necessidade e envolve a doação de tempo e/ou habilidade em prol de uma determinada causa, sem fins lucrativos. A definição é proveniente da etimologia em latim:”Voluntariu”. Para ressaltar o valor das ações humanitárias e filantrópicas desenvolvidas por essas pessoas de bom coração, em 1985, no Brasil, foi criado o Dia Nacional do Voluntariado, que atualmente é comemorado em 28 de agosto.

E é neste dia que o Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina homenageia o seu Voluntariado, que surgiu há nove anos e desenvolve um lindo trabalho junto às gestantes, mães, crianças, pacientes oncológicos e demais usuários da unidade materno-infantil. No IMIP, o Voluntariado nasceu há mais tempo e já está a quase 18 anos trabalhando em prol da humanização e assistência aos desfavorecidos.

“Todo ano, nesta data, as entidades que trabalham com voluntários celebram a honra de poder contar com pessoas dispostas a minimizar o sofrimento do outro de forma gratuita”, ressalta o coordenador do Voluntariado do HDM, Rui Holanda.

O IMIP sede conta com um grupo com cerca de 450 pessoas que dedicam um pouco do seu tempo ao trabalho voluntário no hospital. No HDM, são 42 voluntários que se revezam de segunda a sexta, em turnos alternados, para atender à demanda local. Além da assistência diária aos pacientes e captação de doações, o grupo realiza atividades de recreação, orientação, cuidados, eventos em datas comemorativas e campanhas como a do Enxoval do Bebê.

“É uma data que realmente precisa ser comemorada, pois, ser voluntário é dedicar parte da vida a quem precisa”, reflete. De maneira geral, cada pessoa pode contribuir na medida das suas possibilidades e de acordo com o tempo livre que dispõe. No entanto, cada compromisso assumido tem que ser cumprido.

Para ser voluntário no Hospital Dom Malan, por exemplo, é necessário ter disponibilidade para estar no HDM pelo menos uma vez por semana, durante um período de 4 horas, receber treinamento específico e seguir as normas do setor. Quanto à idade, são aceitos candidatos a partir dos 21 anos. Outras informações podem ser obtidas através do telefone: (87) 3202-7027. (Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui