Com o tema em inglês Empower Parents – Enable Breastfeeding, a Semana Mundial da Amamentação 2019 já se aproxima e tem como objetivo discutir como “A PROTEÇÃO SOCIAL PARENTAL EQUITATIVA EM TODAS AS SUAS FORMAS PODE AJUDAR AS MULHERES A AMAMENTAREM DE FORMA MAIS EXITOSA”. O Hospital Dom Malan de Petrolina comemora o evento todos os anos e também está com sua programação pronta. Os eventos começarão dia 01 de agosto e seguem até o dia 07.

“A Organização Pan-Americana de Saúde [Opas] descreve a amamentação como um dos atos mais generosos que podem ser feitos e o HDM, como Hospital Amigo da Criança, que segue os Dez Passos para a Amamentação, nunca fica de fora dessa”, ressalta a coordenadora médica do Banco de Apoio e Incentivo a Amamentação, Flávia Guimarães.

A Semana da Amamentação defende a amamentação materna exclusiva até os 6 meses. Também pede para que as mães sigam dando o peito para seus pequenos até os 2 anos de idade – introduzindo aos poucos outros alimentos e bebidas.

“Não se trata de pressionar as mães, que muitas vezes se sentem mal ao não conseguirem dar de mamar por alguma razão. E sim de reforçar que a amamentação faz muito bem, deve ser estimulada e apoiada”, argumenta.

Entre outras vantagens, o aleitamento materno funciona como uma primeira vacina para o bebê, pois o leite da mãe vem carregado de anticorpos que ajudam o filho a enfrentar vírus e bactérias, principalmente enquanto seu sistema imunológico está pouco desenvolvido. “Amamentar também evita alergias – e, nas mães, diminui o risco de cânceres de mama e ovário”, complementa Dra. Flávia.

Confira a programação:

01/08/2019 (Quinta-feira)

Abertura

07h – Distribuição de laços dourados em comemoração ao Agosto Dourado.

10h – Forró do Peito e a quadrilha “Chora não bebê”, na área de convivência.

02/08/2019 (Sexta-feira)

09 às 11h– Jogo dos profissionais na área de convivência.

05/08/2018 (Segunda-feira)

10h – Bingo com as mães da Casa de Apoio, Canguru, Alojametno Patológico e Berçário Externo.

16h – Chá da tarde promovido por Flávia (Assistente Social) com as mães da Casa de Apoio.

16h30 – Roda de conversa com as gestantes do Alto Risco conduzida pelas nutricionistas Andressa e Morgana.

06/08/2018 (Terça-feira)

09h30 – Oficina psicossocial com as mães da Casa de Apoio, Alojamento Canguru e Berçário Externo promovida pela Psicóloga Ralinny.

07/08/2018 (Quarta-feira)

08h – Atividade com as gestantes do pré-natal do ambulatório e a Enfermeira Mikaelly.

09h – Recitação do Cordel “Leite de mãe”, de autoria da Residente de Enfermagem em Saúde da Criança Millena Haline, pelo estudante de Medicina Arthur. Participação das doadoras de leite.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui