Home Sem categoria Para destravar obra, Governo de PE marca para junho audiência pública do...

Para destravar obra, Governo de PE marca para junho audiência pública do licenciamento da duplicação da BR-423

794
0
BR-423

O Governo de Pernambuco, por meio da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), oficializou a divulgação, nesta sexta-feira (19), do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) da duplicação da BR-423. O empreendimento foi um dos pontos discutidos na reunião entre a governadora Raquel Lyra e o ministro dos Transportes, Renan Filho. Com o objetivo de destravar os trâmites para o andamento da obra, seguindo todas as regras, a CPRH prepara uma Audiência Pública nos dias 6 e 7 de junho de 2023, com a participação da sociedade civil, para tratar sobre o licenciamento ambiental da obra. 

 
“Estive hoje com o ministro Renan e acertamos um esforço conjunto para tirar a obra da BR-423 do papel. A nossa gestão está empenhada para que esse pleito antigo do nosso Estado se transforme em realidade e desenvolvimento para Pernambuco”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 
 
De acordo com o edital de divulgação, fica estabelecido um prazo de 45 dias, a contar da publicação nesta sexta (19) no Diário Oficial, para recebimento de comentários relativos ao EIA/RIMA. A previsão é que a ordem de serviço seja assinada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no início do segundo semestre. O EIMA/RIMA foi produzido pelo DNIT e está disponível no site da CPRH (www.cprh.pe.gov.br). O documento vai embasar os estudos de licenciamento ambiental a serem realizados pela órgão estadual, necessários para autorizar o início da obra.
 
A primeira etapa da adequação viária da BR-423 contemplará uma extensão total de 67,92 km, no segmento situado entre o km 18,20 – entroncamento BR-232 em São Caetano – ao km 86,12 (Lajedo). O trecho completo que será duplicado atravessa os municípios de São Caetano, Cachoeirinha, Lajedo, Calçado, Jupi, Jucati e São João, todos na região Agreste, chegando até Garanhuns. 
 
A duplicação da malha viária da BR-423 vai contribuir para o desenvolvimento econômico da região, gerando emprego durante a execução da obra e, quando concluída, a melhoria na fluidez e na segurança do fluxo de veículos e cargas.(Ascom)