Home Sem categoria Governo de Pernambuco lança Programa de Qualificação Profissional Básica

Governo de Pernambuco lança Programa de Qualificação Profissional Básica

321
0
Nesta primeira fase, serão abertas 840 vagas em cursos presenciais em 12 municípios. (Divulgação)
Nesta primeira fase, serão abertas 840 vagas em cursos presenciais em 12 municípios. (Divulgação)

O Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego e Qualificação, lança, nesta terça-feira (20), o Programa de Qualificação Profissional Básica de Pernambuco (PEQ) para formar, em áreas técnicas, 4,3 mil jovens e adultos, distribuídos em 145 turmas de 40 municípios. O objetivo é levar a todos os públicos em vulnerabilidade social a oportunidade de acesso ao mercado de trabalho formal, bem como ao universo autônomo e empreendedor. As vagas serão abertas de forma gradual. Na primeira fase, serão 840 vagas disponibilizadas em 28 turmas de 12 municípios.

As inscrições serão abertas no site www.seteq.pe.gov.br a partir das 8h desta terça-feira (20), para reforçar o crescimento da economia pernambucana, reinserindo e/ou reintegrando os trabalhadores no mercado de trabalho celetista e/ou empreendedorismo. Os municípios beneficiados nesta leva são: Abreu e Lima, Barreiros, Camaragibe, Garanhuns, Igarassu, Itamaracá, Ipojuca, Olinda, Paulista, São Lourenço da Mata, Tuparetama e Jaboatão dos Guararapes. (Veja o quadro abaixo).

Para a secretária executiva de Qualificação e Trabalho, Romana Sousa, o PEQ transborda para a integração de informações no âmbito da educação regular dos jovens e adultos de todas as regiões. Segundo ela, as experiências na qualificação podem fazer com que aflore a retomada à educação regular como forma de estabelecer uma melhor condição de vida. “Os cursos que têm uma base inicial de formação são cursos que vão ser dados numa carga horária inicial de 60 horas, eles têm 30% de aulas técnicas, com distribuição de ferramentas de trabalho para execução”, afirmou.

Os cursos são para as áreas de Agente de Saúde; Assistente Administrativo; Atendimento e Recepção; Camareira (o); Copeira(o); Corte e Costura; Cuidador de Idosos; Eletricista Residencial; Encanador; Garçom (Barman) ; Operador de Caixa e Refrigeração (Instalador de Ar-Condicionado), todos com duração total de 60 horas, sendo 04 horas diárias, em um período de três semanas. (Veja abaixo, o que será oferecido no seu município).

O sistema de avaliação se dará pela execução das atividades disponíveis em cada competência do curso escolhido. Para que o participante esteja apto a receber seu certificado, será necessário comparecer ao mínimo de 75% (setenta e cinco) das aulas, oficinas e seminários, quando da conclusão dos cursos.(Ascom)

Previous articleReino Unido e o mundo se despedem de Elizabeth II no Castelo de Windsor
Next articleAtletas de Petrolina tem final de semana repleto de conquistas no esporte