Home Sem categoria Governo de Pernambuco apresenta versão reformulada do Programa PE Conduz

Governo de Pernambuco apresenta versão reformulada do Programa PE Conduz

109
0

O Governo do Estado apresentou nessa segunda-feira (18) a versão reformulada do PE Conduz, programa que transporta pessoas com deficiência motora para atendimentos médicos e de lazer em vans adaptadas. O serviço retoma suas atividades em novo formato de atuação e com vagas abertas para inclusão de novos usuários. O relançamento aconteceu no Palácio do Campo das Princesas e contou com a presença do governador Paulo Câmara e do secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Sileno Guedes.

Para construir a nova versão do PE Conduz, a equipe da Superintendência Estadual da Pessoa com Deficiência (SEAD), órgão vinculado à SDSCJ, realizou visitas sociais às mais de 600 pessoas atendidas anteriormente pelo serviço para atualizar as informações cadastrais. Todas seguem cadastradas e, a partir de novembro, o programa abre inscrições para a inclusão de novos usuários. O processo será realizado no site da SDSCJ, através do link www.sdscj.pe.gov.br.

Com 35 veículos adaptados, a frota de vans acessíveis teve sua capacidade ampliada, garantindo agora quatro usuários de cadeira de rodas e seus acompanhantes. Para operacionalizar o programa no dia a dia, o transporte conta com um motorista e, no Grande Recife e Região Metropolitana,  um profissional de apoio que ajuda os atendidos na rotina de transporte, além de nove teleatendentes que estarão disponíveis para atender os usuários que precisem agendar, reagendar ou cancelar as consultas e solucionar outros tipos de demandas. A Central de Atendimento atende pelo número 0800.281.0312 de segunda a sexta, das 5h às 22h.

O secretário da SDSCJ, Sileno Guedes, destaca que a nova versão do PE Conduz foi pensada para seguir facilitando a locomoção dos usuários e assegurar aos pernambucanos com deficiência a possibilidade de acesso a todos os espaços e serviços. “Nosso objetivo é minimizar os sofrimentos decorrentes da falta de acessibilidade, oferecendo conforto e atendimento adequado, e também garantir a todas elas momentos de lazer, acesso aos espaços culturais e aos locais que são assegurados às pessoas sem deficiência. Nosso trabalho é para promover inclusão”, afirma o gestor.

Atendimento – A iniciativa, criada durante a gestão do ex-governador Eduardo Campos, em 2011, é gratuita e segue atuando no Grande Recife e nos polos do Agreste Central, nas Zonas da Mata Norte e Sul e no Sertão do São Francisco transportando as pessoas com deficiência motora, de segunda a sexta-feira, para atendimentos de saúde.

Já nos fins de semana, são promovidas rotas de lazer para pontos turísticos e de entretenimento do Estado, além do transporte para eventos fixos do calendário estadual, como Fenearte, e projetos de inclusão como o Praia sem Barreiras, Camarote da Acessibilidade e Bike sem Barreiras. Nessa nova versão, a rota de lazer será aberta também ao público que não é usuário cadastrado do programa. “Queremos garantir este direito a todos os pernambucanos com deficiência, seja ele usuário ou não do PE Conduz. Por isso, nessa retomada, definimos que pessoas que não utilizam esse transporte durante a semana, nos seus tratamentos de saúde, poderão se inscrever nas rotas de lazer. Dessa forma, vamos conseguir ampliar a quantidade de pessoas atendidas pelo programa e garantir mais inclusão”, pontua a secretária executiva de Segmentos Sociais, Marília Bezerra.

Whatsapp – Para aproximar e garantir praticidade ao atendimento ao público, a Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD) disponibiliza um canal de comunicação através do Whatsapp, pelo número (81) 998167-1850.