Resultado de imagem para forum pernambuco de mudanças climaticas

O Governo do Estado realiza, nesta terça-feira (17), a 3ª Reunião extraordinária do Fórum de Mudanças Climáticas de Pernambuco, coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Na pauta do encontro, estão as propostas de alterações do decreto de criação e o andamento dos dados levantados do inventário de gases de efeito estufa de Pernambuco.

O encontro será no Auditório da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), no Recife. O Fórum, que foi reativado em maio deste ano, é formado por representantes de diversas secretarias estaduais, além de representantes da sociedade civil.

Um grupo de trabalho foi criado para propor algumas alterações no decreto de criação do fórum, que é de 2010, com o objetivo de facilitar a participação no debate sobre as mudanças climáticas de Pernambuco de outras instituições importantes para a discussão de temas ambientais, como Organizações não governamentais, além de instituições de Universidades públicas e particulares, que sejam agentes incentivadores de estudos e pesquisas sobre a questão do clima. As sugestões para essas alterações serão apresentadas na reunião desta terça-feira.

Outro ponto da pauta será a apresentação dos dados que estão sendo levantados para compor o relatório do inventário dos gases de efeito estufa (GEE) de Pernambuco, que está sendo realizado pela Semas, em parceria com diversos órgãos. Esse levantamento começou a ser realizado em maio. O inventário é essencial para o planejamento na elaboração de políticas públicas de adaptação e combate aos efeitos das mudanças climáticas. Em agosto, foi realizado um encontro para avaliar junto aos gestores públicos e técnicos capacitados para elaborar o inventário dos GEE, as metodologias de cálculos dos dados e a validação deles para o relatório final, e mostrar exemplos de de análises e interpretações desses dados para o trabalho.

O acompanhamento e capacitação para o levantamento dos gases de efeito estufa é parte integrante do projeto Pegada Climática que apoia os estados e governos regionais na melhoria das suas estratégias de redução de emissões de gases de efeito estufa. O projeto é realizado pela Coalisão Under2, liderada pelo The Climate Group, que é formado quatro instituições internacionais: Ricardo Energy and Environment; ICLEI – Local Governments for Sustainability; Greenhouse Gas Management Institute e CDP.

O projeto de Pegada Climática tem o objetivo de apoiar governos repassando conhecimentos e instrumentos necessários para a implantação de sistema que avaliam emissões de GEE com precisão. A Coalisão Under2 foi criada em 2015 e é formada por mais de 220 governos que representam 43% da economia global.(Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui