Home Sem categoria Policia Federal deflagra a 26ª fase da Operação Lesa Pátria

Policia Federal deflagra a 26ª fase da Operação Lesa Pátria

1544
0

Ação desta etapa visa a identificação de participantes que financiaram, fomentaram e promoveram os ataques do dia 8 de janeiro de 2023

WhatsApp Image 2024-04-16 at 08.39.33.jpeg
Imagem: apreensão com investigado de São Paulo

Brasília/DF. A Polícia Federal deflagrou nessa terça-feira (16/4) a 26ª fase da Operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar pessoas que financiaram, fomentaram e promoveram os fatos ocorridos em 8/1/2023, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições.

Ao todo, foram expedidos 18 mandados judiciais de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal, nos estados do Rio Grande do Norte (1); Santa Catarina (1); Pará (4); São Paulo (1); Minas Gerais (3); Espirito Santo (4); Tocantins (1) e Mato Grosso do Sul (3).

WhatsApp Image 2024-04-16 at 08.39.34 (1).jpeg

Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.

https://www.gov.br/pt-br