Home Sem categoria Alepe inaugura serviço pioneiro de Pronto Atendimento (SPA)

Alepe inaugura serviço pioneiro de Pronto Atendimento (SPA)

1118
0

O espaço vai atender servidores, deputados e visitantes, caso haja alguma necessidade de atendimento de primeiros socorros

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) inaugurou nesta terça-feira (02) o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) para atender casos de urgência ou qualquer intercorrência de saúde durante as atividades da Casa. O serviço foi criado pela nova gestão e é voltado para atender deputados, servidores efetivos, comissionados, terceirizados e visitantes, caso haja necessidade. O espaço passa a funcionar em frente ao plenário Governador Eduardo Campos, de segunda a sexta-feira, no horário de expediente da Casa.

Bem-humorado, o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, afirmou que o SPA é um serviço pioneiro na Assembleia Legislativa, que estará à disposição de todos, mas espera que as pessoas não precisem usar. “Vejo como uma boa iniciativa e espero que ninguém precise. Mas se tiver algum problema, a Alepe tem todas as condições de fazer os primeiros socorros de forma ágil e eficaz. Esse posto médico está completo com todos os equipamentos e medicamentos necessários para fazer um rápido atendimento. Quem estiver na Casa e precisar será atendido de maneira ágil. Antes não existia esse serviço. É fruto da nova gestão. ”, disse.

Segundo o deputado Gustavo Gouveia, o novo espaço de saúde é mais um avanço criado pela nova gestão. “É mais um novo serviço que a Alepe está oferecendo para os servidores, deputados e visitantes. Qualquer um que tenha algum problema de emergência pode ser atendido de imediato na Assembleia. Estaremos com esse suporte de primeiros socorros para atender toda a Casa”, disse.

Uma enfermeira e uma técnica de enfermagem ficarão à disposição para fazer os atendimentos no SPA. O local conta com desfibrilador, balão de oxigênio, maca, medidor de pressão, além de medicamentos para fazer os primeiros socorros. De acordo com a enfermeira Luciana Montarroys, se uma pessoa passar mal ou tiver um problema cardíaco, por exemplo, o novo serviço tem todas as condições de fazer os primeiros socorros, usar o desfibrilador e, se o caso for grave, encaminhar para um serviço hospitalar mais próximo.

De acordo com Luciana, os profissionais de saúde da Alepe passaram por um treinamento realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Para o superintendente de Saúde da Casa, Wildy Ferreira, o serviço é pioneiro e foi criado para dar o suporte básico de saúde a todos. “O espaço vai funcionar durante o horário de funcionamento da Assembleia, inclusive durante as sessões solenes que costumam acontecer a noite. Qualquer pessoa que estiver na Alepe e precisar de um atendimento de urgência será atendimento imediatamente”, explicou.(Ascom)