Home Sem categoria A popularização dos cursos online

A popularização dos cursos online

1029
0

Com a mesma validade e muito bem aceitos no mercado de trabalho o método EAD pode ser uma opção

Se tornar profissional numa área sempre é um grande desafio, ainda mais que geralmente quem procura se profissionalizar em algo trabalha e sempre procura um tempo para estudar. Esse grande desafio pode acabar impedindo que muitas pessoas procurem investir em seus próprios negócios.

Hoje em dia com o acesso a internet cada vez mais marcando presença nas residências dos brasileiros, os cursos online têm cada vez mais tomado conta do cenário dos cursos profissionalizantes que estão migrando aos poucos para a modalidade EAD.

Uma das plataformas responsáveis pela grande migração de cursos profissionalizantes presenciais para os cursos online é a Crehana Brasil, uma plataforma que oferece milhares de cursos profissionalizantes online, todos eles com seus graus de dificuldade diferentes e preços.

Mesmo um curso online pago sai mais em conta do que fazer cursos profissionalizantes gratuitos presenciais. Isso se dá pelo valor gasto com passagem, matérias de estudo e alimentação. Os cursos online têm cada vez ganho mais destaque por não obrigar seus alunos a separarem um horário fixo de estudo para realizar suas atividades.

Os materiais de ensino profissionalizante em cursos online são mais em conta, já que todos eles são produzidos e distribuídos em mídias digitais. Em muitos cursos da Crehana Brasil o material de estudo é gratuito, você só paga o curso e pronto tem acessos a tudo, em alguns casos o curso é até mesmo gratuito.

Existem alguns fatores que são responsáveis pela popularização dos cursos online, veja alguns deles:

Por quais motivos os cursos online estão se tornando cada vez mais populares?

Como foi dito anteriormente, os cursos online possuem um custo muito mais baixo que os presenciais. Além disso, obter um certificado online hoje em dia não possui mais o mesmo Tabu de 5 anos atrás, em que muitos cursos online não emitiam certificado.

Hoje em dia a maioria dos cursos online emitem certificados aceitos pelas grandes empresas, portanto estudar online tem se tornado cada vez mais comum. Um dos fatores que ajudou bastante na popularização dessa modalidade foi a pandemia de COVID-19 que obrigou as instituições de ensino a atuarem na modalidade EAD.

Com o EAD em ativa e sendo o tópico central das atenções, muitas empresas de ensino deixaram de lado as salas de aula e migraram para o mundo virtual, já que para a instituição ensinar online é mais barato. Não é preciso gastar com sala de aula, com um número de professores, nem com impressão de apostilas. Tudo isso ajuda a tornar os cursos online mais em conta para você e para a instituição.

Outro detalhe muito importante que ajudou bastante ao ensino à distância crescer muito no Brasil são as opções de curso e de preços, por exemplo, na Crehana Brasil você pode fazer todo tipo de curso que imaginar, as opções do que você pode estudar por lá são inúmeras.

Muitas opções diferentes, preço acessível e praticidade de poder estudar em qualquer hora e lugar são os principais fatores que fizeram os cursos a distância se tornarem tão populares. Algo curioso dos cursos a distância é que alguns são mais procurados do que outros, veja:

Cursos a distância mais populares

Alguns cursos profissionalizantes cresceram muito com a popularização dos cursos online. Especula-se que o motivo para que os cursos de informática, e os cursos do setor de gastronomia tenham se tornado tão populares devido à demanda de trabalho maior nos últimos três anos.

É bem comum que um curso aumente de demanda de um ano para outro, e que alguns cursos deixem de existir pelo mercado de trabalho estar saturado de profissionais na área. Com os dois cursos acima isso não acontece, já que os dois são voltados para setores essenciais, ou seja, em que a sociedade não funciona sem eles.

Na Crehana Brasil você pode fazer cursos voltados para essa área e conseguir destaque no mercado de trabalho, ou simplesmente ter um ponto de começo para se tornar um microempreendedor. Os cursos online são a chave para abrir portas no mercado de trabalho.

Entre os cursos online mais populares também está o curso de marketing digital, outro setor que a cada dia mais cresce no Brasil. O marketing digital sempre anda lado a lado com crescimento e a popularização das redes sociais, não é à toa que ele cresce cada vez mais e precisa de mais profissionais.

Os cursos online são a oportunidade que milhares de brasileiros precisavam para poder inovar suas carreiras. Sem sombra de dúvidas, estudar online é uma grande vantagem, porém ainda existem alguns cuidados que você deve tomar ao fazer cursos online.

O que devo olhar ao procurar um curso online?

Nem todo curso online oferece a você uma chance de ingressar e se destacar no mercado de trabalho, existem diversas falsas empresas que oferecem cursos apenas para roubar dinheiro de pessoas que buscam uma maneira de melhorar seu currículo.

Sempre que for procurar cursos é importante procurar por plataformas já famosas como a Crehana Brasil, pois só assim você consegue ter certeza de que seu curso é de boa qualidade e tem um certificado aceito pelas grandes empresas nacionais e internacionais.

O certificado é a questão em que você deve ficar mais atento, muitas empresas oferecem cursos que não emitem certificado. Mesmo que o conhecimento que você ganhe fazendo um curso como esse seja bom, sem o certificado de nada vale o seu curso, já que é ele que comprova que você realmente se especializou naquilo.

Outro detalhe que você deve ficar atento é a segurança que o site te passa. Se você encontrar erros ortográficos, endereços estranhos para a página, o correto é procurar por outro lugar para fazer seu curso, já que ali não aparenta ser ideal para você investir seu tempo e dinheiro.

Investir em cursos online é investir em seu futuro. A grande vantagem de estudar online é poder conquistar em casa títulos que são capazes de te tornar um profissional melhor. Além disso, os cursos online te ajudam a encontrar mais espaço no mercado de trabalho enquanto você aprende coisas novas.

Por Milko Bikic em especial para Folha de Pernambuco