Home Sem categoria Começa hoje(26) em Exú-PE o ´VIII Encontro de Saberes da Caatinga`

Começa hoje(26) em Exú-PE o ´VIII Encontro de Saberes da Caatinga`

1543
0

Flavio Leandro é a grande atração

Com a participação do cantor e compositor Flávio Leandro, na próxima sexta-feira (26), o  VIII Encontro de Saberes da Caatinga movimenta a Chapada do Araripe entre os dias 20 a 28 de Janeiro de 2024. O evento acontece no Espaço Curarti, no município de Exu em Pernambuco.

O Evento, tem como objetivo promover a Troca de Saberes e Práticas de saúde, cuidados e cura, fortalecendo o papel cultural da sabedoria tradicional, entre Raizeiros(as), Meizinheiras, Benzedeiros(as) Rezadeiras(dores), Parteiras e Mestras(es) da Cultura da região da Chapada do Araripe, que envolve os Estados de: Pernambuco, Ceará e Piauí.

Promovido com amor por diferentes voluntári@s, ongs, associações, movimentos sociais, instituições não governamentais e governamentais, unides para propagação dos saberes de cura e de territórios de afeto.

Segundo a pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, Islândia Sousa, o encontro reforça a política de práticas integrativas e complementares instituída pelo Sistema Único de Saúde (SUS) desde 2006.

O site da Fiocruz destaca que as práticas do Encontro de Saberes da Caatinga são caracterizadas pela Organização Mundial de Saúde como Medicina Tradicional ou Medicina Complementar. Esse termo significa um conjunto diversificado de ações terapêuticas incluindo práticas manuais e espirituais, com ervas sem uso de medicamentos quimicamente purificados, além de atividades corporais.

As práticas trabalhadas e saberes compartilhados durante o encontro, no âmbito da conservação da sociobiodiversidade, relacionam-se diretamente com objetivos para incentivar as manifestações culturais e contribuir para a valorização da diversidade cultural e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais, com ênfase na melhoria da qualidade de vida. (Ascom)