Home Sem categoria Favoritos, Lula e Bolsonaro vivem uma semana de emoções alternadas na Web...

Favoritos, Lula e Bolsonaro vivem uma semana de emoções alternadas na Web e na Mídia

483
0

Pesquisa mostra que Lula bate Bolsonaro com facilidade no segundo turno,  com 56% a 31%

As eleições presidenciais brasileiras de 2022 vão entrar na sua fase final e estima-se que 156 milhões de eleitores irão votar em todo o país. Os dois líderes, o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente, Jair Bolsonaro, viveram uma semana agitada.

Lula apareceu no ‘Programa do Ratinho’, no SBT, e Bolsonaro voou para Londres para assistir ao funeral da Rainha Elizabeth II e, depois disso, dirigiu-se a Nova Iorque, onde discursou nas Nações Unidas.

Veja como a semana se desenrolou nos nossos Relatórios Climáticos Emocionais, que cobrem tanto as conversas na web (públicas) como a cobertura noticiosa.

Web (público)

Na web, os dois primeiros colocados registaram mais de 3 mil milhões de pontos de dados, entre domingo 18 de Setembro e sexta-feira 23 de Setembro, Bolsonaro ficou em segundo lugar, com 1,452 mil milhões de pontos de dados, enquanto Lula teve um pouco mais de cobertura com 1,5869 mil milhões de pontos de dados.

A maior emoção registrada esta semana em relação a Bolsonaro foi a ‘tristeza’ com 17,3%. Enquanto que a maior emoção em relação a Lula foi a ‘solidão’ com 17,72%.

Ambos os candidatos viram emoções bastante negativas em torno dos seus nomes esta semana. O único ponto de mudança veio na quinta-feira 22 (figura 1.) onde Lula viu uma queda na ‘expectativa’ e um ligeiro aumento no ‘ressentimento’. Isto se deve ao fato da entrevista de Lula com Ratinho ter tido um número menor de espectadores que a de Bolsonaro uma semana antes?

Média de notícias de 7 dias

Já na cobertura da mídia, os primeiros classificados combinados marcaram 3.549 pontos de dados entre a média das notícias de 7 dias. Bolsonaro liderou com 2,117 pontos de dados e Lula seguiu com 1,432 pontos .

Na média de notícias de 7 dias esta semana, a maior emoção registrada em relação a Bolsonaro foi “tristeza” com 15,92% e a maior emoção registrada para Lula foi “expectativa” com 17,11%.

A cobertura de Bolsonaro na média das notícias foi quase tão silenciosa como a sua cobertura entre a web (público). Houve um ponto de mudança (figura 2.) na quinta-feira 22 de Setembro, quando a ‘tristeza’ mergulhou e a ‘expectativa’ subiu.

Lula viveu uma semana com maior alternância de emoções, com a ‘antecipação’ como a emoção mais elevada no início da semana, no domingo 18 de Setembro (figura 3a.) e depois novamente na sexta-feira, 23 de Setembro (figura 3b.). Entre estes dois, surgiram pequenos picos de “tristeza” no dia 19 (figura 4.), “medo” no dia 20 (figura 5.), e “solidão” no dia 21 (figura 6.). Talvez a tristeza estivesse ligada ao discurso de Bolsonaro na varanda da embaixada brasileira em Londres, quando o Presidente visitou o funeral da Rainha. E a ‘expectativa’ que voltou pode estar ligada às sondagens, sugerindo cada vez mais que o ex-Presidente Lula poderia ganhar as eleições no primeiro turno das eleições.

Sobre a Delta Analytics BV e os Relatórios Climáticos Emocionais

Desenvolvido em parceria com especialistas em otimização da empatia orientada por dados, a Delta Analytics BV, Emotional Climate Reports fornece uma avaliação objetiva e incondicional das emoções mais predominantes associadas a uma questão específica em um determinado país. Ao contrário da pesquisa de mercado tradicional, o ato de pesquisar não influencia o resultado, uma vez que os resultados são baseados no conteúdo publicado independentemente. A pesquisa de clima emocional também pode ser conduzida de forma extremamente econômica e em tempo real, oferecendo um tipo de “barômetro emocional” sobre questões-chave que afetam o país.

Sobre a LatAm Intersect PR

LatAm Intersect PR é uma empresa de relações públicas especializada em campanhas corporativas e de consumo para clientes em toda a região da América Latina. Intersect” refere-se ao nosso princípio central: em um mundo de grandes dados e automação, a capacidade de se conectar com as pessoas em seus termos, de informá-las e persuadi-las de um ponto de vista particular através de relacionamentos, provas e discussões é mais importante para as empresas do que nunca.

Previous articleNa abertura do Campeonato de Futebol Amador, time do Real se consagrou campeão
Next articleLula confirma que participará do debate da Globo na 5ª Feira