Alunos do curso de Gastronomia assistiram a palestra “Gastronomia, muito mais do que preparo e consumo de receitas”

Na noite dessa segunda-feira (12/8), os estudantes da primeira turma do curso superior de Tecnologia em Gastronomia da Faculdade Senac em Petrolina foram recebidos com festa no auditório do Centro de Enogastronomia José de Souza Coelho, para a aula inaugural. Acompanhados dos familiares, os alunos assistiram à palestra de boas-vindas “Gastronomia, muito mais do que preparo e consumo de receitas”, ministrada pelo chef e professor de gastronomia da instituição, Robson Lustosa. Após a palestra, os convidados assistiram à apresentação do espetáculo “Eu Vim da Ilha”, do Grupo de Dança do Sesc.

A solenidade contou com a presença do vice-presidente para o Comércio Varejista da Fecomércio, Joaquim de Castro, representando o presidente da instituição, Bernardo Peixoto; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Petrolina, Emício Júnior, representando o prefeito Miguel Coelho; da diretora regional do Senac Pernambuco, Valéria Peregrino; e do diretor da Faculdade Senac Pernambuco, professor Carlos Calado;  além dos diretores de Operações, Maria Goretti Gomes; e de Educação Profissional, Eliézio Silva. Também registrada a presença do gerente do Sesc Petrolina, Hednilson Bezerra.

O diretor da Faculdade Senac, Carlos Calado, ressaltou o papel da educação para o fortalecimento da economia, da cadeia produtiva do comércio de bens, serviços e turismo. “Cada vez mais, com as mudanças provocadas pela globalização, com o processo de avanço tecnológico, é exigido que as pessoas invistam na profissionalização, na sua formação, no seu aperfeiçoamento, na sua capacidade de inovar, de empreender, de gerir e ter conhecimentos específicos que fazem a diferença. Vocês são muito bem-vindos numa casa que tem história. Essa casa consolidada na formação profissional de qualidade do nível médio investe agora na formação de qualidade do nível superior. Olhando o momento presente e projetando o futuro”, afirmou.

Além do curso de Tecnologia em Gastronomia, a Faculdade Senac chega à cidade  com o curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. A diretora Valéria Peregrino aproveitou a oportunidade para fazer uma homenagem ao ex-presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE, professor Josias Albuquerque, que faleceu em fevereiro deste ano e pediu um minuto de silêncio em sua memória. “Falar em educação sem falar do professor Josias é muito difícil, porque a figura humana, a pessoa e o empreendedor que ele representou nas nossas vidas e que nos fez chegar até aqui, é muito forte. Nosso primeiro vice-presidente, Bernardo Peixoto, assumiu e tem dado continuidade, juntamente com toda diretoria da Fecomércio, ao trabalho realizado por ele em Pernambuco. Esse Centro de Enogastronomia foi inaugurado em 2013 e nós tínhamos o sonho de trazer a Faculdade para Petrolina. Conseguimos realizar esse sonho. Em breve, vamos trazer para cá outros cursos”, antecipou.

Representado o presidente do Sistema Fecomércio, Joaquim de Castro falou sobre a alegria em receber os estudantes e a importância da chegada da Faculdade Senac para o desenvolvimento do município. “Imaginamos que o turismo tem que aparecer no PIB de Petrolina com destaque. Podemos destacar o PIB da agricultura de 22%;  da indústria, 15%; do comércio e serviço, em torno de 50%, mas a gente precisa que esse do serviço seja fortalecido pela ação do turismo, e esse curso é um passo importante nessa direção”.

Os cursos superiores de Tecnologia têm duração de cinco semestres cada, o que corresponde a um período de dois anos e meio. A Faculdade Senac vai funcionar nas instalações do Senac Petrolina e do Centro de Enogastronomia José de Souza Coelho, ao lado da unidade, com infraestrutura de ponta para a área de Gastronomia e Enologia.

Faculdade Senac – Com mais de 10 anos de história, a instituição oferece ainda os cursos superiores de Administração e os de Tecnologia em Design de Moda,  Design de Interiores, Estética e Cosmética e Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de cursos de extensão e pós-graduação nas áreas de Administração, Moda, Gastronomia e Gestão de Recursos Humanos, sendo referência em qualidade. O curso de Gastronomia, por exemplo, foi apontado pelo último Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade/MEC) como o melhor do Nordeste. Já o de Design de Moda foi indicado como o melhor de Pernambuco. Em 2019, além da expansão para o Sertão de Pernambuco, a Faculdade fez um investimento robusto para a nova sede no Recife. A instituição também está presente no Agreste, com a unidade vinculada de Caruaru, onde são oferecidos os cursos superiores de Design de Moda e Gestão de Recursos Humanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui