Home Sem categoria Evento da Univasf discute saúde mental a partir do documentário “Inscrições do...

Evento da Univasf discute saúde mental a partir do documentário “Inscrições do Tempo no Corpo Presente”

79
0

Como cuidar da saúde mental em meio a pandemia. - Laboratório Rocha Lima

Com o intuito de despertar uma reflexão sobre saúde mental, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia, Esporte e Educação (Nepfee), da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará um debate sobre o assunto a partir do longa-metragem “Inscrições do Tempo no Corpo Presente”, um documentário da roteirista e diretora Kit Menezes. O evento, que também será um dos momentos de lançamento oficial do filme, irá acontecer no dia 20 de outubro, às 9h, pelo canal do Nepfee no YouTube. As inscrições podem ser efetuadas até o dia 1º de outubro.

Os interessados em participar do evento “Inscrições do Tempo no Corpo Presente: reflexões sobre saúde mental” podem realizar as inscrições pelo site. Na ocasião, o documentário será exibido e em seguida será realizado o debate. A discussão sobre saúde mental irá contar com a presença da diretora Kit Menezes, do professor do Colegiado de Ciências Sociais da Univasf Alexandre Reis; e da professora do Colegiado de Psicologia e coordenadora do Nepfee, Erika Epiphanio. O debate será mediado pela roteirista Mariana Vita.

O filme é um documentário, escrito e dirigido por Kit Menezes, em primeira pessoa, que investiga a morte a partir de seus desdobramentos para outros territórios. De acordo com a professora Erika Epiphanio, o longa-metragem, por se tratar de um documentário em primeira pessoa, é algo vivo e potente para o caminho reflexivo. “O documentário relata uma história de suicídio e seus desdobramentos silenciados, logo, dar voz a essas dores se torna fundamental para o cuidado humano”, ressalta.

O debate faz parte das ações promovidas pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia, Esporte e Educação (Nepfee), que é vinculado ao curso de Psicologia da Univasf. Os integrantes realizam pesquisas e desenvolvem projetos de extensão, além de debates, voltados para educação e esporte. Mais informações sobre o núcleo e suas atividades estão disponíveis no Blog e no canal do Nepfee no YouTube.