Home Sem categoria Estudantes da UniFTC participam da capacitação na área de Assistência Técnica para...

Estudantes da UniFTC participam da capacitação na área de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social – ATHIS promovida pela CAU-PE

62
0

Mais de 400 estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo participaram nesta terça-feira, 23, da capacitação na área de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, “Caminhos para ATHIS”, realizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Pernambuco (CAU-PE) com o apoio da Rede UniFTC. O evento segue nesta quarta, 24, e visa debater sobre a arquitetura social, tema de interesse social que evolui constantemente no contexto brasileiro.

A ATHIS (Lei Federal nº 11.888/2008 de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social)  assegura que famílias com renda de até três salários mínimos ganhem auxílio gratuito na construção, reforma, ampliação ou regularização fundiária de suas moradias. A assistência é prestada por profissionais habilitados. A Lei foi criada pelo arquiteto e urbanista gaúcho Clóvis LIgenfritz da Silva.

De acordo com a coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo da UniFTC de Petrolina, Phana Neri, a atividade tem o objetivo de ampliar os conhecimentos dos estudantes. “A UniFTC tem este cuidado com a formação acadêmica e difusão do pensamento social, além de promover uma visão diferenciada sobre a cidade e a atuação profissional. Precisamos estar cada vez mais comprometidos com a vida humana. Vamos possibilitar o crescimento da arquitetura social no mercado do futuro. Temos este desafio de oferecer uma vida mais digna à população de baixa renda”, concluiu.

Durante o evento os alunos da Rede UniFTC puderam participar de discussões sobre os mais variados temas, como ‘ATHIS através da atuação do CAU’, com a abordagem da agente fiscal do CAU/PE, Luzia Breckenfeld, em seguida o advogado Yuri Costa ministrou palestra sobre ‘Desmistificando ATHIS’, explicando sobre os avanços da política habitacional do país. “O direito à habitação é a porta de entrada para outros direitos, como adequação cultural, infraestrutura, acessibilidade, meio ambiente equilibrado, dentre outros”, considerou o advogado.

A capacitação foi encerrada com a apresentação das experiências ‘Por uma política pública de autonomia popular no Recife’, com Matheus Nascimento, da Cooperativa Arquitetura e Urbanismo e Sociedade (CAUS). Durante a preparação dos alunos, a arquiteta Carmen Cavalcanti foi a mediadora e informou sobre a ‘Arquitetura popular e seus desafios’, como a promoção da inclusão, sustentabilidade e acessibilidade, implantação e divulgação da Lei de Assistência Técnica, focar no mercado de reformas, possibilitar financiamento, estabelecer parcerias com os poderes público, privado e sociedade , dentre outros.

Para o arquiteto Elton Azevedo, que faz parte do Colegiado do curso de Arquitetura e Urbanismo da Rede UniFTC, existem no país 150 mil arquitetos no país e apenas 7% dos brasileiros já fizeram a contratação de um profissional para orientar na construção de suas casas ou empreendimentos. “Onde está a arquitetura social?” questiona, e completa. “Muito importante os profissionais e estudantes participarem desta iniciativa, pois é uma das áreas que mais se expande no Brasil”, esclareceu.

Inscrição para capacitação ATHIS

Os interessados podem se inscrever gratuitamente através do link https://doity.com.br/caminhos-para-athis. Após a inscrição, o link de acesso será enviado por email. Apenas os inscritos receberão certificado. O evento acontece das 19h às 20h30, com transmissão ao vivo pelo canal Youtube do CAU/PE.

Confira a programação:

24/03- Quarta-feira

19h – Abertura

Palestras:

  • •Metodologia e Extensão: o caso do Arquitetura Aberta, com Carmen Cavalcanti, do Arquitetura Aberta
  • •Na prática de ATHIS, Antônio Lúcio Neto, do Arquitetura Faz Bem
  • •Assessoria Técnica em contexto de conflito, com Wallace Rodrigues, da Cooperativa Arquitetura, Urbanismo e Sociedade (CAUS)
  • 20h30 – Encerramento.

(Ascom)