Home Sem categoria Estudante de Petrolina vence Campeonato Estadual de Xadrez e garante vaga nos...

Estudante de Petrolina vence Campeonato Estadual de Xadrez e garante vaga nos Jogos Nacionais

447
0

Dentro do planejamento estratégico da Prefeitura de Petrolina na área esportiva, está incluída a valorização e incentivo aos estudantes da Rede Municipal de Ensino a prática esportiva, garantindo suporte em competições fora da cidade e do estado. A cidade conta atualmente com uma referência nas competições de Xadrez, a aluna da Escola Municipal Nossa Senhora Maria dos Anjos (CAIC), Maria Clara Pryston, que nesta semana conquistou o 1º lugar nos Jogos Escolares de Pernambuco na modalidade. A conquista garantiu a estudante uma vaga nos Jogos Escolares Brasileiros.

O campeonato organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), será realizado no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, entre os dias 29 de outubro e 5 de novembro. A estudante Maria Clara tem 12 anos e estuda no 7º ano da Escola Municipal. Apesar da pouca idade, a fera no xadrez já disputou diversos campeonatos amadores e profissionais nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia e Paraíba.

A estudante conta que além das medalhas, as competições trazem outras conquistas. “Jogar xadrez me ajuda bastante a ter concentração e melhorar meu desempenho na Escola. Como é um jogo que exercita a mente, aprendi a prestar mais atenção nas aulas e desenvolver outras habilidades, como memória e disciplina. Fico feliz em conquistar mais uma medalha e principalmente pelo grande incentivo que a Escola tem me dado”, destacou Maria Clara.

Para a gestora da Escola Nossa Senhora Rainha dos Anjos, Eli Rocha, é uma grande alegria ver uma estudante da Unidade se destacando nos campeonatos. “Aqui na Escola buscamos estimular os alunos a desenvolverem aptidões de raciocínio rápido e outras habilidades importantes que a prática esportiva proporciona. Isso é muito excelente para os estudantes, pois aumenta a concentração, diminui a ansiedade e os deixam confiantes para qualquer trabalho a ser realizado”, finalizou Eli.(Ascom)