Desde o ano de 2017, a cidade de Petrolina conta com um dia no calendário municipal dedicado à prática da leitura. Comemorado em 5 de setembro, o “Dia do Livro,  Leitura e Literatura” foi instituído pela Lei Municipal de número 2948 de 13 de setembro de 2017, com a proposta de estimular a pratica da leitura em toda rede municipal com diversas atividades literárias. Por isso, a equipe da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes já iniciou os preparativos para as comemorações da data.

As unidades de ensino têm até esta quinta-feira (29), para enviar os dados das atividades literárias que serão apresentadas. Após envio de todos os trabalhos, a Secretaria irá organizar uma grade de programação de eventos literários a serem realizados no dia 5 de setembro. Trazendo como tema: “Petrolina: cidade de livros, leitura e literaturas”, o evento desenvolvido em parceria com a Universidade de Pernambuco/ Colegiado de Letras, é um marco para a próxima edição do Festival Literário do Sertão do São Francisco (Flisertão), que será realizado em 2020.

As inscrições devem ser feitas através da plataforma ‘Petro-online’ . Cada unidade de ensino poderá inscrever uma ou mais atividades, entre as quais: contação de histórias; árvores literárias; saraus; recitas; peças teatrais de livros trabalhados, entre tantos outros. Para cada uma das instituições inscritas serão emitidos certificados de participação para os responsáveis pelo planejamento e execução da ação.

Willany da Cunha Reis, coordenadora do Flisertão ressalta a importância da participação das instituições de ensino. “Uma vez que são estratégias que ajudam como ferramentas pedagógicas na construção da aprendizagem do aluno. É uma oportunidade de mais uma vez possibilitar o contato das crianças, dos jovens e dos adultos com o mundo das letras e todas as possibilidades de criação a partir disso”, pontua. A plataforma  ‘Petro-online’ está disponível no site da prefeitura: www.petrolina.pe.gov.br.(Ascom)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui