Home Sem categoria Enfermeiros realizam ato por valorização e contra mortes por Covid-19 nesta quarta-feira...

Enfermeiros realizam ato por valorização e contra mortes por Covid-19 nesta quarta-feira (12). Juazeiro e Petrolina aderem ao movimento

440
0

 (Pixabay)

Na manhã de quarta-feira (12),O Fórum das Entidades da Enfermagem de Pernambuco, composto por organizações que representam os enfermeiros, técnicos de enfermagem e parteiras, irá promover uma carreata pelo Recife, em busca de visibilidade para pautas da categoria como a aprovação do Projeto de Lei que institui um piso salarial.

Também serão fixadas cruzes na areia da praia de Brasília Teimosa, em homenagem aos profissionais mortos em decorrência da Covid-19. De acordo com o Observatório da Enfermagem, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), do início da pandemia até esta terça-feira, 11 de maio, foram notificados 55.305 mil casos de contaminação e 778 mortes de profissionais da categoria por causa da Covid-19.

A concentração do ato será às 8h em frente ao Classic Hall, em Olinda. De acordo com a organização, os participantes foram instruídos a manter o distanciamento social, usar máscaras e álcool gel. O percurso passará pela Avenida Agamenon Magalhães, Viaduto Capitão Temudo (sentido Pina), Ponte Governador Paulo Guerra e encerrará na Avenida Herculano Bandeira.

Ao longo do caminho, haverá pontos de parada em frente ao Hospital da Restauração, Praça do Derby (após o semáforo do cruzamento com a Avenida Conde da Boa Vista) e Hospital Português, sem a descida dos participantes de seus carros.

Pautas da categoria

O Projeto de Lei 2564/2020, de autoria do senador Fabiano Contarato (Rede ES), estabelece um piso salarial de R$ 7.315 para enfermeiros, R$ 5.120 para os técnicos de enfermagem e R.657 para os auxiliares de enfermagem e parteiras empregados pela União, estados, municípios, Distrito Federal e instituições privadas em todo o território nacional.

Até o momento, o projeto recebeu parecer favorável da senadora Zenaide Maia (PROS RN) e foi discutido com o presidente da casa, Rodrigo Pacheco (DEM), com representantes do Cofen e dos conselhos regionais, mas nenhuma data foi definida para que o projeto fosse levado a votação.

Já o Projeto de Lei 744/2020, cuja aprovação também é uma pauta da categoria, determina o estabelecimento do grau máximo de insalubridade (40%) aos profissionais de saúde cujo dia a dia de trabalho inclui o atendimento a pacientes com Covid-19. No momento, o texto está na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados e ainda não recebeu nenhum parecer.

Outros atos

Além da carreata no Recife, as cidades pernambucanas de Pesqueira, Caruaru, Arcoverde, Petrolina e Garanhuns, além de Juazeiro, na Bahia, terão atos realizados pelo fórum. Os eventos contam ainda com apoio de organizações estudantis, como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União dos Estudantes Secundaristas de Pernambuco (UESPE) e a Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf).

O Fórum das Entidades da Enfermagem de Pernambuco é composto pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE), Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE), Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN-PE) e Associação Brasileira de Enfermagem – seção PE (ABEN).(Diário de Pernambuco)