Home Sem categoria Emprego: Conheça as áreas mais promissoras para 2021

Emprego: Conheça as áreas mais promissoras para 2021

161
0

Empregos para a retomada do crescimento em 2021 - DIAP - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar

As transformações impostas ao mundo do trabalho em 2020 não vão ficar para trás com a mudança de ano no calendário e devem ser consolidadas em 2021. Algumas áreas promissoras surgiram durante a pandemia da Covid-19 e devem ser tendência no ano que começa. Carreiras relacionadas a delivery e logística; educação a distância; serviços financeiros digitais; investimentos; saúde e entretenimento online vão ganhar força nos próximos meses. Já habilidades como pensamento estratégico, comunicação, agilidade, inovação e adaptabilidade serão as mais desejadas pelos empregadores.

O trabalho remoto também continuará no novo ano e deve ganhar mais espaço no mundo corporativo. “Antes tratado como um benefício ou possibilidade esporádica por muitas empresas, durante a pandemia do novo coronavírus, o trabalho remoto rapidamente tornou-se uma necessidade. Apesar das preocupações anteriores com a produtividade e segurança, muitos gestores notaram que o home office pode ser bastante eficaz e que, em alguns casos, os funcionários podem ser ainda mais produtivos ao trabalharem fora de um escritório central. Para os colaboradores, o trabalho remoto, quando possível, também foi bem visto, e muitos gostariam de adotá-lo, com mais frequência, após a pandemia”, pontua a empresa de recrutamento Robert Half no Guia Salarial 2021.

A pandemia fez também com que as empresas buscassem soluções para poder manter as atividades de forma remota e para proporcionar uma experiência aperfeiçoada dos produtos e serviços aos clientes. “Essa revolução tecnológica cria uma busca por novas competências, e, talvez, a principal delas seja a chamada ‘alfabetização digital’.

Independentemente da área em que o profissional atue, é preciso entender como as ferramentas tecnológicas podem ser utilizadas para melhorar a forma como o trabalho é desempenhado”, enfatiza a Robert Half sobre as tendências para 2021.

Tecnologia é destaque

Sócio da PwC Brasil no Recife, Vinícius Rêgo, que atua há mais de 20 anos em projetos em auditoria e mercado de capitais, para empresas locais e multinacionais, afirma que 2021 é um ano em que serão percebidos claramente sinais de retomada na economia. “Finalizamos 2020 com algum nível de incerteza. Em 2021, temos perspectiva de uma retomada mais segura por causa das vacinas. Isso vai trazer um nível maior de previsibilidade”, afirma. Segundo ele, o fato de as pessoas terem ficado mais tempo em casa por causa da crise sanitária no mundo fez com que novas oportunidades surgissem.

“A área de logística, nesse sentido, vai continuar a se desenvolver e ser demandada. As relações de consumo também passaram a ser mais digital e personalizada. Dessa forma, todas as profissões que têm a ver com desenvolvimento de tecnologia, com mídias sociais, e com processos de venda também devem ter crescimento”, enfatiza.

A bola da vez em 2021 será, de acordo com a Robert Half, a área de tecnologia, devido à aceleração do processo de transformação digital nas empresas. “Por se tratar de uma área em constante transformação, empresas que enxergam o departamento de tecnologia da informação como aestratégico, que o veem como parceiro do negócio e o envolvem na tomada de decisão e que investem em ferramentas, treinamentos e melhorias, saem na frente quando o assunto é atração e retenção de profissionais. Para se enquadrarem nesse time, os candidatos precisam sempre buscar atualização, que vai desde certificações, métodos de trabalho e tecnologias a modelo de gestão e trabalho em time. Para posições mais gerenciais, as empresas buscam profissionais com perfil de liderança, mas que apresentem o conhecimento técnico necessário para atuar mais próximo da operação”.


Informações do Diário de Pernambuco