Home Sem categoria Semiárido Show 2023 consolida evento como espaço de integração de conhecimentos

Semiárido Show 2023 consolida evento como espaço de integração de conhecimentos

1219
0

 -

Com demonstrações de soluções tecnológicas, feira de economia solidária, mostras da biodiversidade da Caatinga, palestras, oficinas e espaços para interação entre participantes e venda de produtos, o Semiárido Show retornou ao formato presencial em 2023, consolidando o evento como um espaço de integração de conhecimentos sobre o Semiárido brasileiro.

A feira integrou agricultores, pesquisadores, técnicos de extensão rural, estudantes e outros públicos em seus quatro dias de programação na área da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), de 1º a 4 de agosto.

Na solenidade de encerramento do evento, nesta sexta-feira (4), o diretor-executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Clênio Pillon, afirmou que o espaço de realização do Semiárido Show tem potencial para ser um hub permanente de inovação e transferência de tecnologia, a ser visitado por agricultores e técnicos não somente durante as edições da feira, mas ao longo de todo ano. “Precisamos de espaços como esse para conectar os agricultores com as tecnologias. Eles também são pesquisadores, porque têm vivência, experiência, conservam recursos genéticos e fazem as principais perguntas que nos permitem avançar no conhecimento”, destacou ele.

“O evento traz um ganho para a Embrapa e para parceiros, como universidades, instituições públicas e privadas, movimentos sociais, com este momento de integração com o público”, destaca Maria Auxiliadora Coelho de Lima, chefe-geral da Embrapa Semiárido. Na visão dela, o público participante tem, com o Semiárido Show, uma oportunidade de perceber que as soluções tecnológicas podem integrar suas rotinas e agregar sua renda, inovando a produção agropecuária. “Com este contato direto com pesquisadores e técnicos, o público consegue enxergar a utilização de tecnologias e quais os benefícios que elas podem trazer para suas unidades produtivas”, avalia Auxiliadora.

Presente a várias edições anteriores do evento, o agricultor Fabiano Lopes voltou a participar do Semiárido Show, juntamente com uma caravana de 30 pessoas de Orocó (PE). Com atividade dedicada à criação de caprinos e suínos, além da plantação de banana, batata e mamão, ele diz que sempre busca a feira para somar conhecimentos. “A gente vem sempre em busca de informações, além de saber mais sobre as políticas públicas, que são muito importantes para nossa agricultura familiar”, afirmou ele.

Quem participou do Semiárido Show pela primeira vez foi Tatiana dos Santos, estudante de Tecnologia de Alimentos do Instituto Federal do Sertão Pernambucano. Segundo ela, a área de Vitrine e as novidades tecnológicas despertaram muito interesse. “Gostei muito de ver a área de plantação de milho e girassol, mas também de ver inovações como uso de drone para sistema de irrigação e óculos de realidade virtual”, ressaltou a estudante.

Economia solidária e biodiversidade

Além da programação técnica, o Semiárido Show reuniu participantes em espaços de comercialização e interação. Entre elas, Auricélia Araújo, da Associacao Gestora da Usina de Beneficiamento de Lácteos de Sumé (PB) – Agubel, que trouxe cinco diferentes queijos de leite de cabra para degustação e venda. A entidade é parceira da Embrapa em projetos de pesquisa e desenvolvimento para agregação de valor aos produtos derivados do leite de cabra. “Nossos produtos tiveram uma procura muito boa. Eventos como esse ajudam bastante a divulgar e desenvolver a produção”, disse ela.

Já a Feira da Agrobiodiversidade e Soberania Alimentar reuniu agricultores familiares, com destaque para as sementes crioulas de comunidade, que preservam recursos genéticos e conhecimentos locais. O espaço serviu também para debates, com destaque para públicos como mulheres, jovens e povos tradicionais. “A agricultura familiar tem as mulheres na sua linha de frente, com quintais produtivos, hortas e redes de solidariedade lideradas por agricultoras. E a juventude vem se somando para contribuir com uma nova geração camponesa”, frisou a agricultora Jucilene Xavier, dirigente do Movimento de Pequenos Agricultores (MPA) em Pernambuco.

Números do evento

Na edição de 2023, o Semiárido Show teve a presença de equipes de 16 unidades da Embrapa. O evento registrou participação de 228 caravanas de produtores rurais, trazendo cerca de 12 mil agricultores, de 137 municípios de nove estados brasileiros. O público teve acesso gratuito às palestras, capacitações, visitas a campo, feiras de produtos de agricultura familiar e outros eventos simultâneos.

Ascom Embrapa