Home Sem categoria Novas tecnologias em irrigação são apresentadas em encontro internacional

Novas tecnologias em irrigação são apresentadas em encontro internacional

556
0

Com o objetivo de conhecer as inovações e ampliar as áreas irrigadas no Paraná, o Governo do Estado, Ratinho Junior, liderou uma comitiva que viajou até Nebraska nos Estados Unidos para uma série de visitas que teve início na sede da Lindsay Corporation, multinacional que é referência mundial no assunto

A cada ano o Paraná amplia o seu protagonismo no agronegócio nacional, se destacando na produção de diversas culturas. Com quase 15 milhões de hectares de terras agrícolas (74% da área total do Estado), a região além da produção de soja e milho, é referência no cultivo de cevada, feijão, mandioca, erva-mate, triticale e centeio. Com o objetivo de ampliar ainda mais o potencial dessas áreas de forma eficiente e sustentável, o Governador do Estado, Ratinho Junior, liderou uma comitiva brasileira que viajou até Nebraska nos Estados Unidos para conhecer mais sobre as tecnologias de irrigação. A série de visitas teve início na sede da Lindsay Corporation, multinacional que é uma referência no assunto.

De acordo com o vice-presidente para América Latina da Lindsay Corporation e presidente da Câmara Setorial dos Equipamentos de Irrigação da Abimaq, Eduardo Navarro, que acompanhou a comitiva nessa viagem, o encontro ajudou a expandir os horizontes e marcou o início de uma jornada mútua de colaboração e inovação. “Nos últimos anos, o Paraná tem se destacado como pioneiro em diversas frentes, especialmente na agricultura. No entanto, apesar de seu vasto potencial agrícola, menos de 2% da área agricultável do estado é atualmente irrigada, portanto seu potencial é enorme”, destacou.

Durante a passagem por Nebraska, Ratinho Junior e demais autoridades e empresários conheceram de perto toda a estrutura da Lindsay. O governador na ocasião reforçou a importância da parceria entre o Paraná e a multinacional, e o interesse do estado em adotar políticas públicas que estimulem o uso da tecnologia de irrigação. “Nós da Lindsay, estamos entusiasmados em apoiar o Paraná nesta jornada, oferecendo soluções de irrigação de ponta que podem ajudar a transformar o panorama agrícola do estado. Juntos, podemos desbloquear o imenso potencial agrícola da região, garantindo um futuro mais verde e produtivo para todos”, reforçou Navarro

Acordo importante

O primeiro encaminhamento concreto da reunião foi a assinatura de um acordo que prevê o envio de equipamentos de alta tecnologia da Lindsay para duas escolas agrícolas que integram a rede estadual de ensino do Paraná. O objetivo é que os estudantes destas instituições aprendam de forma aprofundada sobre as ferramentas e sistemas utilizados para formar futuros profissionais preparados.

As escolas agrícolas que receberão o maquinário doado pela Lindsay serão definidas após análise da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento com base nas vocações regionais, com o intuito de desenvolver a irrigação nas regiões estratégicas onde há maior demanda. “Para nós é uma satisfação poder ajudar a construir uma nova geração que tenha o conhecimento na agricultura irrigada, mas que sobretudo, saiba a importância da sustentabilidade na produção”, reforça o executivo da Lindsay.

Sobre a Lindsay

Fundada em 1955 na cidade de Omaha, a Lindsay Corporation é especializada em irrigação e infraestrutura de água, com atividades no Brasil desde 2002. A empresa é conhecida principalmente por seus sistemas de pivô central, tecnologia que revolucionou a forma como a água é aplicada em campos agrícolas. Não por acaso, ela está instalada no estado do Nebraska, que é referência mundial em tecnologia de irrigação de grandes lavouras.