Estudantes do Ginásio Municipal Laudelino Freire Mororó, em Santa Filomena (PE) – pequeno município localizado no sertão do Araripe – vivenciaram um projeto importante para a cultura regional que aos poucos vai sendo esquecida, a cultura da banda de pífanos.

Depois de se apropriarem dos temas que poderiam ser usados como fonte de estudos, quatro alunos viajaram pelo interior do município, em busca da história da banda que faz parte da recente história, ainda não catalogada da cidade.

O projeto foi protagonista no âmbito municipal do desafio “criativos da escola” (Instituto Alana) em 2017, com o nome “Resgate cultural”, conquistando como premiação, recursos para aquisição de instrumentos musicais e implementação de oficinas musicais sobre o tema abordado.

Sobre o Criativos da Escola:

A edição brasileira do “design for change” (desafio criativos da escola) tem como objetivo encorajar crianças e jovens a transformarem suas realidades, reconhecendo-os como protagonistas de suas próprias histórias de mudança.

Os estudantes foram apresentados ao desafio em reuniões de formação executadas no âmbito da Parceria pela Valorização da Educação (PVE), em Santa Filomena conduzida pelo instituto Votorantim.

Celebração

Com a recente aquisição de todos os equipamentos, a comunidade escolar realizará um evento de celebração entregando oficialmente os instrumentos para o prosseguimento do projeto “resgate cultural” que nesta fase tem o objetivo de formar uma banda de pífanos composta por estudantes.

O evento no prédio do Ginásio Municipal Laudelino Freire Mororó, na próxima sexta-feira (06 de setembro) contando com a presença da equipe gestora da secretaria municipal de educação, comunidade escolar, além do prefeito local Cleomatson Coelho de Vasconcelos.(Filó Noticias Net)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui