Home Sem categoria Em mutirão de mamografias, prefeitura fortalece ações contra o câncer de mama...

Em mutirão de mamografias, prefeitura fortalece ações contra o câncer de mama em mulheres petrolinenses. Ação é nesta sexta-feira(08)

550
0

Para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama, a Prefeitura de Petrolina irá ofertar, nessa sexta-feira (8), um mutirão de mamografias no Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRM). Nesse primeiro momento o exame foi agendado para 40 mulheres.

De acordo com diretora de Atenção Especializada, Stephanie Souza, esse mutirão é apenas o início das ações para zerar a fila de espera por esse procedimento. “Com a aquisição do mamógrafo, iniciamos a ampliação da oferta de exames no município. A equipe está realizando o levantamento das guias que estavam nas unidades de saúde e estamos agendando e ligando para essas mulheres informando o dia para realização do exame”, destaca.

O exame será realizado das 7h às 12h e das 13h às 17h. A expectativa é que durante o mês de julho, sejam realizadas cerca de 600 mamografias. Vale ressaltar que o câncer de mama é o principal problema de saúde pública no mundo e já está entre as quatro principais causas de morte prematura (antes dos 70 anos de idade) na maioria dos países. Para ter acesso ao exame, a mulher precisa agendar uma consulta na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Referência e, caso seja necessário, o profissional médico fará o encaminhamento para a realização do procedimento no CRM. O exame é marcado na própria UBS.(Ascom)

Previous articleVila Eulália faz festa para São Pedro neste sábado (9)
Next articleAtingindo a marca de 6 milhões de associados, Sicredi comemora crescimento no Norte e Nordeste