Home Sem categoria É hoje! Argentina x França na final da Copa do Mundo do...

É hoje! Argentina x França na final da Copa do Mundo do Qatar: veja tudo sobre o jogo e o horário da decisão deste domingo(18)

851
0

Quando começa a Copa do Mundo 2022?

Hoje é dia da partida final da Copa do Mundo 2022.  18 de dezembro será o dia em que saberemos quem será o campeão no Catar.

Esta decisão de celebrar a Copa do Mundo de Futebol na época do Natal responde a fatores ambientais: o clima desértico do Catar e as altas temperaturas fizeram o evento a ser transferido do verão para o inverno e obrigadondo os estádios a terem sistemas de refrigeração com capacidade suficiente para receber milhares de espectadores.

Ao contrário de outras semifinais em copas anteriores, o horário de início da última partida é às 11h00 (GMT-3). Enfim, o que é tradicional na Copa do Mundo é o dia da semana: toda a família pode curtir o jogo no domingo, um pouco mais cedo do que o normal, mas tem suas vantagens, você pode descansar antes de começar a semana de trabalho.

Argentina x França, neste domingo (18), às 12h, no Estádio Lusail

O duelo reúne duas seleções que estão atrás de seu terceiro título mundial. A Argentina venceu em 1978, com Mario Kempes como grande destaque, e 1986, com o brilho de Maradona. A França ficou com os títulos de 1998, no surgimento de Zidane, e na última Copa, em 2018, já sob comando de Mbappé.

Foram apenas três confrontos na história das Copas e os argentinos levam vantagem. Na fase de grupos do primeiro Mundial, em 1930, os hermanos venceram por 1 a 0, com gol de Monti. Quase meio século depois, em 1978, nova vitória da Argentina, em outro confronto na primeira fase. Passarella e Luque marcaram, enquanto Platini descontou. Na última edição, em 2018, a vingança da França, em vitória por 4 a 3 com show de Mbappé nas oitavas de final.

A decisão de 2022 é o tira-teima. Os franceses lutam pelo segundo título consecutivo, algo que não acontece desde o Brasil, que ficou com as taças de 1958 e 1962. Os argentinos querem coroar a despedida de Messi com um título. Quem fica com a taça?

Argentina x Croácia

Destaque da Argentina

O nome não poderia ser outro. Em sua última aparição no Mundial, Lionel Messi faz sua melhor Copa da carreira.

O camisa 10 da Argentina participou diretamente de oito dos 12 gols da equipe no Qatar. São cinco marcados (é o artilheiro ao lado de Mbappé, da França) e três assistências (também é o maior garçom, junto com outros três jogadores).

Para completar, Messi tem sido decisivo no mata-mata. Marcou gols nos três jogos da Argentina no caminho até a final.

Jogadores da França comemoram classificação para final — Foto: REUTERS/Fabrizio Bensch

Destaque da França

O outro artilheiro da Copa do Mundo, com cinco gols, Kylian Mbappé é o grande nome da França no Qatar. No segundo Mundial seguido, ele é a grande referência do ataque da França. Apesar de não ter marcado gols nem nas quartas e nem na semifinal, é dele que saem as melhores jogadas da equipe.

Não à toa, Mbappé é o segundo jogador com mais participações de gols, só atrás de Lionel Messi8 a 7 para o argentino.

Os dois atacantes do Paris Saint-Germain estarão frente a frente para ver quem se sai melhor na decisão.

Baixas na final

Argentinos e franceses têm preocupações para a final, mas não desfalques certos.

O próprio Messi se queixou de dores na coxa durante a semifinal contra a Croácia, mas já afirmou que vai para o jogo. Di María ainda não está 100% e deve começar novamente no banco, como tem sido nos últimos jogos.

A França teve os desfalques do zagueiro Upamecano e o volante Rabiot contra Marrocos por problemas gripais e a dupla também é dúvida para a decisão deste domingo (18). Vale lembrar que Karim Benzema, ainda na lista, mas longe do Qatar, se recupera de lesão muscular.

Registros e dados das finais da Copa do Mundo

  • O campeão mundial recorde é o Brasil com cinco títulos mundiais até agora. A Seleção venceu todos os sete jogos em seu último título na Copa do Mundo de 2002. Ao vencer a final, a seleção brasileira também alcançou o recorde de mais vitórias em uma Copa do Mundo.
  • Pelé é o jogador mais jovem a marcar uma final. Ele tinha apenas 17 anos e 249 dias quando marcou na final da Copa do Mundo de 1958.
  • A final da Copa do Mundo de 1994 entre Brasil e Itália foi a única final da Copa do Mundo até então que teve de ser decidida nos pênaltis.
  • O gol de Mario Götze na prorrogação da final da Copa do Mundo de 2014 foi o primeiro da final marcado por um reserva. A assistência veio de Andre Schürrle.

Jogadores lendários nas finais da Copa do Mundo

Geoff Hurst é o único jogador a ter marcado três gols em uma final de Copa do Mundo. Ele marcou três gols contra os alemães na Copa do Mundo na Inglaterra de 1966. O brasileiro Ronaldo participou de todas as finais de 1994 a 2002.

Lothar Matthäus, da Alemanha, realizou feito semelhante entre 1982 e 1990. O lendário goleiro italiano Dino Zoff tinha 40 anos e 133 dias de idade na final de 1982. Isso o torna o jogador mais velho em uma final de Copa do Mundo até os dias de hoje.

Qual país participou mais vezes da final da Copa do Mundo?

Nenhum país participou com mais frequência de uma final do que a Alemanha. A seleção nacional fez oito partidas classificatórias para as finais em 1954, 1974, 1982, 1986, 1990, 2002 e 2014. Brasil e Itália continuam em segundo lugar, cada qual se classificando seis vezes para uma final.

A atual campeã mundial, a França, participou de três finais. O país com menos sorte foi a Holanda: chegaram à final três vezes em 1974, 1978 e 2010. No entanto, nunca foi o suficiente para o título.

Previous articleHU-Univasf apoia campanha de prevenção ao câncer de pele com mutirão de atendimentos neste sábado (17)
Next articleLei do Impeachment: fake news e ataque a Poderes viram crime de responsabilidade em proposta de Lewandowski ao Senado