Home Sem categoria Vacina contra ´dengue`. ”Qdenga é o primeiro passo para o controle da...

Vacina contra ´dengue`. ”Qdenga é o primeiro passo para o controle da doença” dizem especialistas

1277
0

Segundo infectologista, doença será controlada quando houver vacina suficiente para a população; Pernambuco ficou de fora da primeira etapa de imunização

 (Foto: Reprodução/Freepik )

A chegada de uma vacina contra a dengue foi festejada por médicos de todo o Brasil. Afinal, a doença causa preocupação a cada temporada. Diante da dificuldade de erradicar o mosquito Aedes Aegypti, a imunização surge como uma esperança para controlar a doença.

No entanto, especialistas ouvidos pelo Diario de Pernambuco fazem ressalvas.

De acordo com o médico pediatra e representante regional da Sociedade Brasileira de Imunização em Pernambuco, Eduardo Jorge, essa é uma boa notícia diante de altos índices.

‘’É uma grande notícia, pois a dengue é uma das arboviroses mais importantes do mundo. Estamos observando um aumento crescente no número de casos. Em 2023, aconteceram mais de um milhão de casos, com mais de mil mortes. Esta é uma preocupação crescente, esse aumento’’. 

Ele ainda comenta que, evidentemente, apenas a vacina em um grupo tão restrito não será suficiente para o controle efetivo desta doença, mas é um primeiro passo dado para o controle dela.

Para o médico infectologista e sanitarista Bruno Ishigami, de fato, a chegada da Qdenga vem em boa hora para a população.

‘’A vacina Qdenga é um bom imunizante, com eficácia de mais de 80% quando se avalia os quatro sorotipos, que é o DENV1, 2, 3 e 4, mas os estudos são mais consistentes para os sorotipos do tipo 1 e tipo 2’’.

Ishigami enfatiza que uma das preocupações é o tipo 3, por ele não estar em circulação há muito tempo no país e no ano passado foi identificado novamente, por isso, é bom comemorar o surgimento do imunizante.(Diário de Pernambuco)