Acompanhado das irmãs Tereza (Cetgib), Edjane (Casa Dom José Rodrigues) e Elenita (Escola Santo Antônio-Pilão Arcado) o Bispo Diocesano de Juazeiro (BA) Dom Beto Breis concedeu entrevista durante coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira de Cinzas (26) no Auditório Papa Francisco, na Catedral Santuário N. Sra. das Grotas.

Antes da coletiva, alunos da Escola de Música da Casa Dom José Rodrigues fizeram três apresentações musicais brindando à imprensa e representantes de pastorais sociais e organismos da Diocese dedicados à defesa e promoção da vida em nossa região.

Ao longo da coletiva, Dom Beto falou sobre a abertura da Quaresma e Campanha da Fraternidade 2020 cujo tema este ano é: “Fraternidade e Vida: dom e compromisso – com o lema: ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’ (Lc 10,33-34)”.

A Quaresma é um período de 40 dias onde os católicos buscam com mais empenho a conversão, assim se preparando para a Páscoa, considerada a maior festa do cristianismo, quando se lembra a vitória de Jesus sobre a morte. Dentro da Quaresma, a Igreja no Brasil realiza desde a década de 1960 a Campanha da Fraternidade, onde coloca um tema social, motivando os cristãos e toda a sociedade a refletir sobre nossa responsabilidade em fazer um mundo diferente.

O objetivo da campanha neste ano é refletir sobre a importância do cuidado com a vida humana e o combate a tudo aquilo que a ameaça: violência, suicídio, drogas, desigualdade social, desestruturação familiar, corrupção, precarização da saúde pública etc.

O tema foi escolhido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), órgão que reúne todos os bispos católicos do Brasil. Segundo a entidade, a intenção em promover a campanha no tempo da Quaresma é mostrar que a conversão (palavra que significa mudança de vida, uma maior busca pelo amor a Deus e ao próximo) também deve incidir sobre nossa vida social, promovendo uma mudança da sociedade, em vista do bem comum.(Blog de  Geraldo José)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui