Home Sem categoria Dia das Mães: mistérios da gravidez e da maternidade

Dia das Mães: mistérios da gravidez e da maternidade

495
0

Como é a licença-maternidade no restante do mundo? | Exame

Por que, durante a gravidez, algumas mulheres engordam 20 quilos e o bebê nasce apenas com 3 ou 4 quilos?
O ganho esperado de peso durante a gestação é de aproximadamente 9 quilos, que correspondem ao peso do bebê (cerca de 3,5 quilos), mais líquido amniótico e placenta (2,5 quilos), aumento de peso das mamas (1 quilo) e ainda uns 2 quilos referentes à eventual retenção de líquidos e ao aumento de volume nos vasos. Por causa do bom apetite, comum a partir do quarto mês da gravidez, aliado por vezes à ansiedade, algumas gestantes passam a comer compulsivamente nesta fase. Com a alta ingestão de calorias, algumas mulheres chegam de fato a ganhar mais de 10 quilos “extras” de peso.

Por que as grávidas têm vontade de comer tijolo?
Existe uma grande concentração de ferro no barro e, às vezes, esse desejo da mulher pode indicar uma carência do nutriente no organismo. “Algumas grávidas chegam a raspar tijolos com a colher para suprir a necessidade”, afirma o ginecologista Wilson Carrara. O médico aponta ainda a conotação psicológica dos desejos, uma vez que fazem parte da expectativa que a própria mulher tem da gravidez.

Quem inventou a história de que os bebês são trazidos pelas cegonhas?
A lenda surgiu na Escandinávia há muito tempo e foi redescoberta e divulgada no século XIX nos contos do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Quando chegava um irmãozinho, os pais diziam aos mais velhos que a cegonha tinha trazido o bebê e que havia bicado a perna da mãe. Assim, ficava explicado o aparecimento do nenê e o repouso da mãe. Por que a cegonha? Ela é uma ave dócil e protetora.

Quantos decibéis tem o choro de um bebê?
O choro dos bebês pode ter diferentes intensidades. Isso é determinado pelo desejo, estado de espírito, queixa e até personalidade da criança. Algumas mães dizem ser capazes de identificar o que o bebê pretende expressar apenas pela tonalidade do choro. O choro baixinho, comparável ao resmungar, pode ter menos de 30 decibéis. Já o choro de altura semelhante a uma conversa de adultos está na faixa dos 70. Um choro muito estridente pode superar os 90 decibéis.

Por que o bebê chora sem lágrimas?
As lágrimas, responsáveis pela lavagem e lubrificação dos olhos, só começam a ser produzidas a partir dos 2 meses de idade. Antes disso, o bebê realmente chora “a seco”. Nesses primeiros 60 dias de vida, o que protege os olhinhos do bebê é o fato de ele passar a maior parte do tempo dormindo.

Por que os bebês regurgitam?
Nos primeiros meses de vida, o aparelho digestivo da criança ainda não está totalmente formado. Embora o estômago funcione perfeitamente, o esfíncter gastroesofágico – uma válvula situada entre o esôfago e o estômago, que normalmente se fecharia depois da passagem do alimento – não funciona como num adulto. Por isso é normal a criança regurgitar, deixando o alimento voltar ao esôfago e ser expelido em seguida. Em geral, o aparente incômodo pára de acontecer entre os 6 e os 18 meses de vida.

Previous articleRiver Shopping realiza ´Dia das Mães` com sorteio de carro ´0` km
Next articleSESI-PE abre 300 vagas em cursos gratuitos com certificado. Inscrições até o dia 14 de maio