Na última sexta-feira (28), a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) anunciou  a abertura parcial das comportas da Usina Hidrelétrica de Três Marias (MG), que fica no Rio São Francisco. A medida foi tomada devido às fortes chuvas registradas no período de carnaval. Atualmente, o reservatório está com de 88,6% da capacidade.

A última vez que a Cemig abriu as comportas de Três Marias foi em 2012. Segundo a Companhia, a ação está sendo divulgada para que eventuais problemas relacionados às inundações possam ser evitados. A operação deve ser mantida pelos próximos 15 dias.

“O vertimento é necessário para evitar que se atinja o limite de armazenamento, quando seria obrigatório o repasse de toda a água recebida pelo reservatório, o que poderia causar transtornos e inundações para as comunidades ribeirinhas”, explicou a Cemig em nota.

O armazenamento da Usina de Três Marias é feita em conjunto com a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), além de contar ainda com a contribuição dos agentes representantes dos Estados e usuários da bacia hidrográfica.

De acordo com a Cemig o volume de água que está sendo liberado, historicamente, nunca provocou inundações. “Nesta sexta-feira [28], o vertimento máximo pelas comportas será de 840 m³/s, que, somado à vazão que passa pelas máquinas de geração, totaliza cerca de 1.500 m³/s. Historicamente, tal vazão nunca causou nenhum problema de inundação para as regiões a jusante da Usina Três Marias”, ressaltou a Cemig.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui