O curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) recebeu 5 estrelas do Guia da Faculdade, uma avaliação de cursos superiores elaborada pelo jornal O Estado de S. Paulo e a Quero Educação.

O Bacharelado em Engenharia Elétrica obteve a nota mais alta numa escala que compreende os conceitos 3 para bom, 4 para muito bom e 5 para excelente. Outros dez cursos da Univasf obtiveram 4 estrelas e oito cursos receberam 3 estrelas do guia, atribuídas de acordo com a média de notas obtidas por cada curso.

Esta é a segunda edição do Guia da Faculdade, que este ano avaliou mais de 14 mil cursos de 1.909 instituições de ensino superior públicas e privadas do país. Do total de cursos avaliados, apenas 390 conquistaram o conceito máximo de 5 estrelas. O guia utiliza a “avaliação por pares” para analisar os cerca de 14 mil cursos superiores do Brasil. Os cursos recebem nota pelos seguintes aspectos: qualidade do projeto pedagógico, qualidade do corpo docente e qualidade da infraestrutura.

O coordenador do Colegiado de Engenharia Elétrica (Cenel) da Univasf, Edmar José Nascimento, ressalta que a análise do Guia da Faculdade é ampla e considera também a inserção dos egressos no mercado de trabalho, além da qualidade acadêmica dos cursos. “O curso de Engenharia Elétrica já está consolidado do ponto de vista acadêmico com notas 4 sucessivas no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) e com corpo docente formado majoritariamente por professores doutores com dedicação exclusiva. Em relação à inserção dos egressos no mercado de trabalho, esses estão ocupando postos-chave em grandes empresas como Celpe e Coelba, além de estarem empreendendo na região”, afirma.

Outros cursos da Univasf também alcançaram boas avaliações nesta edição do Guia da Faculdade. As graduações que receberam 4 estrelas foram: Administração, Ecologia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Agronômica, Engenharia Civil, Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), Farmácia, Geografia e Medicina Veterinária.

A coordenadora do Colegiado de Ecologia (Ceco), Claudine Gonçalves de Oliveira, lembra que o curso é jovem, foi criado em 2015, a partir de discussões sobre os potenciais cursos a serem implantados na região de Senhor do Bonfim. “Verificou-se que havia demanda por cursos na área ambiental. O curso foi pensado baseando-se em cursos renomados de Ecologia do Brasil”, relata.

Atualmente, Ecologia tem nove professores doutores que desenvolvem vários projetos de extensão e pesquisa, envolvendo conservação de recursos naturais da região, e conta ainda com a realização de aulas de campo e alguns laboratórios especializados, como o de Entomologia Aplicada, inaugurado recentemente. “Temos poucos alunos egressos, mas que já estão se inserindo no marcado de trabalho, atuando na área ambiental e confirmando a demanda do curso para a região Norte da Bahia”, destaca a docente.

Os cursos que ficaram com 3 estrelas no Guia da Faculdade são: Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Arqueologia e Preservação Patrimonial, Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura), Ciências da Natureza (Campus Serra da Capivara) e Ciências Biológicas. A relação completa de cursos da Univasf avaliados nessa edição do Guia da Faculdade está disponível neste link.

Ascom Univasf

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui