Mais do que nunca focado na missão de promover a saúde e a segurança da sociedade e, sobretudo, dos trabalhadores da indústria, o Serviço Social da Indústria (SESI) produziu um guia de prevenção para auxiliar as empresas a prevenir a disseminação da Covid-19 no ambiente laboral. A cartilha online foi produzida por médicos do trabalho do SESI e está disponível, gratuitamente, no site da instituição (www.pe.sesi.org.br).

O manual fornece informações importantes aos gestores e trabalhadores que vão desde medidas efetivas de proteção no ambiente de trabalho, maneiras de identificar casos suspeitos, formas de transmissão, principais sintomas, limpeza de locais expostos ao toque das mãos até frequência de troca de equipamento de proteção individual e um passo a passo para ajudar as empresas a elaborarem planos de contingenciamento da doença e a envolverem fornecedores no combate à epidemia.

Segundo a diretora de Saúde e Segurança na Indústria do SESI-PE, Fernanda Guerra, a cartilha é essencial para as empresas que estão retomando as atividades após o período de isolamento social em virtude da pandemia da Covid-19. “Com a retomada, as empresas precisarão se preparar para a reabertura dos negócios, adaptando o ambiente de trabalho, traçando medidas de controle e adotando protocolos de segurança para evitar o contágio da doença. Por isso, o SESI produziu o guia de prevenção para ser um direcionador de boas práticas, com dicas e orientações que prezam pela saúde e segurança dos trabalhadores”, comenta.

Entre as recomendações que devem ser postas em prática para mitigar a propagação da doença no ambiente corporativo, estão estimular a higienização frequente das mãos dos trabalhadores, clientes e visitantes; desestimular o compartilhamento de objetos que são tocados pela mão ou boca, como celular, computador e bebedouro; enfatizar a importância de manter o distanciamento social; manter os ambientes bem ventilados, disponibilizar materiais de higiene pessoal e dos equipamentos, além de fixar em vários locais lembretes sobre as medidas de higiene e etiqueta respiratória.

SERVIÇO

Guia SESI de prevenção da Covid-19 nas empresas

Cartilha gratuita e disponível em www.pe.sesi.org.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui