Por G1

O novo coronavírus surgiu em dezembro de 2019 na cidade de Wuhan, na China. Ele é chamado de “novo” porque é de uma família de coronavírus já conhecida dos cientistas, sendo que os primeiros foram identificados em meados da década de 1960, de acordo com o Ministério da Saúde.

Variações mais antigas de coronavírus são os SARs-CoV, que causa a Síndrome Respiratória Aguda Grave, e o MERS-CoV, responsável pela Síndrome Respiratória do Oriente Médio. A epidemia atual foi batizada pela Organização Mundial da Saúde como Covid-19. Todas elas chegaram aos humanos por contato com animais: gatos, no caso da Sars, dromedários, no vírus Mers. Ainda não se sabe como se deu a primeira transmissão para humanos no caso do Covid-19. A suspeita é que tenha sido por algum animal silvestre, como morcegos.

Desde a primeira morte, um chinês de 61 anos que faleceu em Wuhan no dia 9 de janeiro, mais de 2,7 mil pessoas já morreram em decorrência do novo coronavírus e a infecção está presente em pelo menos 42 países, inclusive no Brasil, que confirmou seu primeiro caso nesta quarta-feira (26).

Abaixo, confira as principais perguntas e respostas sobre o novo transmissão, cuidados e possível cura de coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui