Home Sem categoria Conheça seis exames ginecológicos que devem ser realizados todos os anos

Conheça seis exames ginecológicos que devem ser realizados todos os anos

588
0

Começo de ano é tempo de fazer um check-up da saúde. Você sabe quais são os principais exames que as mulheres devem fazer todos os anos?

Conheça seis exames ginecológicos que devem ser realizados todos os anos

Exames ginecológicos devem ser realizados com frequência, alguns anualmente. Mas, quais são os mais importantes? O coordenador da ginecologia e obstetrícia do Hospital Águas Claras, Marcus Vinicius, esclarece os principais procedimentos que toda mulher deve realizar anualmente.

“É essencial que toda mulher, desde o início da vida sexual, realize consultas periódicas com o ginecologista. É indispensável que elas também adotem estilos de vida mais saudáveis e realizem exames. A prevenção sempre é o melhor remédio para proteger a saúde”, afirma o médico.

O ginecologista relata que, na menacme (período possível de engravidar) os exames devem ser anuais. Além disso, se a paciente apresentar alguma alteração nos resultados, o tempo entre os procedimentos pode ser encurtado.

Confira abaixo os seis principais exames a serem realizados pelas mulheres:

Preventivo

Também conhecido como Papanicolau, o exame preventivo é realizado no consultório médico ou em laboratórios de diagnóstico. Com uma espátula de raspagem, o médico coleta uma amostra de secreção vaginal e do colo uterino e coloca em uma lâmina ou em meio líquido (técnica mais moderna) para análise em laboratório. A avaliação é feita a partir do início da vida sexual.

Ultrassonografia transvaginal

É um exame de imagem realizado por meio de um aparelho de ultrassom inserido na vagina da paciente, em posição ginecológica. É realizado por um médico em clínica de imagem. Nele é possível observar todo o útero e ovários, bem como o posicionamento de dispositivo intrauterino (DIU).

Mamografia

Este é um exame a ser realizado nas mulheres acima de 40 anos, para rastreio de câncer de mama. É feito por meio de uma radiografia das mamas, por um médico radiologista. Neste exame é possível detectar lesões nas mamas precursoras de câncer.

Ultrassonografia das mamas

Realizado por um aparelho de ultrassom, este exame é feito por meio de pedido médico, em clínica de radiologia e por um médico especializado. Em geral, é um exame complementar ao exame clínico em pacientes abaixo dos 40 anos ou como complementação ao exame de mamografia. Basta apenas o pedido clínico.

Exame para HPV

Existem duas correntes para realização de avaliação de HPV: a primeira sugere avaliação anual chamada “co test”, com citologia e captura híbrida anual. A outra diz para colher HPV se a citologia for alterada. O médico irá solicitar da maneira que achar adequado. Este teste realiza a avaliação por meio do PCR do DNA viral e avalia os vírus de alto e baixo risco relacionados ao câncer de colo uterino.

Colposcopia

A colposcopia é indicada em caso de alteração ao exame clínico especular, sangramento pós coito, alterações de exame de citologia ou qualquer situação que o médico avaliar necessária. A intenção é avaliar detalhadamente a vulva, a vagina e o colo do útero. É realizado no consultório do ginecologista e busca sinais que podem indicar inflamação​ ou presença de doenças.

Divulgado por LIFESTYLE EXAMES GINECOLÓGICOS