Em parceria com a Fundação Lemann, Jornada vai auxiliar a criação de soluções inovadoras com grande potencial de impacto
:strip_icc()/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/v/V/SJdTReSOAOYRFA0ZWJ7w/emerson-leite-petrolina-2-.jpeg)
Já foram selecionadas as quatro secretarias municipais de saúde que vão participar da nova Jornada de inovação de políticas em gestão de pessoas, realizada a partir da parceria entre Comunitas e a Fundação Lemann. As equipes de Pelotas/RS, Fortaleza/CE, Ananindeua/PA e Petrolina/PE vão contar com o apoio das instituições e seus especialistas no desenvolvimento e criação de soluções inovadoras e de grande impacto que vão fortalecer políticas estratégicas de gestão de pessoas.
A nova jornada tem duração prevista de 8 meses, com oficinas coletivas semanais com representantes dos municípios, bem como oficinas e mentorias individuais de tutores especialistas para as cidades participantes. Os encontros servirão para aprofundar as especificidades locais, incentivando a criação de soluções efetivas para os serviços prestados à população. Além disso, a metodologia cria um espaço para troca de experiências, permitindo que as equipes se inspirem mutuamente. Através de situações já vividas, as lideranças conseguem desenvolver soluções mais criativas e efetivas para serem implementadas, levando em consideração o histórico de soluções e experiências já vividas.
O programa é realizado através do Hub InovaJuntos, braço de inovação da Comunitas. “A gestão de pessoas no setor público é uma área estratégica para a melhoria da administração pública. E quando os esforços se voltam para a Saúde, o Programa torna-se ainda mais relevante, já que vai impactar diretamente o serviço prestado na área à população nas redes municipais. A nossa expectativa é finalizar esse programa com desafios solucionados, com as equipes se tornando multiplicadores de métodos de inovação e conhecimento sobre gestão de pessoas em suas prefeituras”, explica a Diretora de Conhecimento, Comunicação e Inovação da Comunitas, Dayane Reis.
A Comunitas já realizou três jornadas de conhecimento nos últimos dois anos, com a participação de 24 municípios de diversas regiões do país, em temáticas como Planos de Governos municipais, Transição de governo, 100 Dias e Planos de Metas; Reforma Administrativa e Gestão de Pessoas. Os programas ajudaram a desenvolver dezenas de soluções a serem implementadas pelos territórios, como, por exemplo, a criação de um Laboratório de Inovação em Gestão de Pessoas em Campinas, bem como o desenvolvimento de um projeto que introduza a cultura de feedbacks como política de gestão de pessoas no município de Fortaleza.