Home Sem categoria Começou a vacinação em Pernambuco. Técnica em enfermagem é a primeira pernambucana...

Começou a vacinação em Pernambuco. Técnica em enfermagem é a primeira pernambucana imunizada contra a Covid-19

94
0
 (Foto: Arnaldo Sete/ Esp. DP Foto)
Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, 52 anos,enfermeira a primeira pernambucana a ser vacina

Em Pernambuco,  começou oficialmente a campanha de vacinação contra a Covid-19. A primeira pessoa imunizada recebeu a vacina nessa segunda-feira (18). Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, 52, moradora do bairro do Ibura, é técnica de enfermagem do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, é servidora da Universidade de Pernambuco há 30 anos e há 25 trabalha na UTI do hospital. A aplicação do imunizante ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas da unidade, no bairro de Santo Amaro, área central do Recife.

“Estou um pouquinho emocionada. Isso é um momento histórico para mim e para todos”, disse Perpétua, momentos depois de ser imunizada. “Estamos vitoriosos diante desta situação”, finalizou. “Quem já trabalha com vacina sabe a importância da ciência em relação a isso. É a nossa esperança”, disse Ileana Bernardes, 62, enfermeira que aplicou a vacina. Além de Perpétua, outros dez profissionais de saúde foram vacinados nesta segunda. Entre eles, Penha Atiakum, enfermeira indígena do município de Carnaubeira da Penha, Sertão do estado.

O governador Paulo Câmara classificou como “um novo momento”, e agradeceu aos profissionais envolvidos no combate à Covid-19. Câmara destacou, também, que “todos os cuidados precisam ser mantidos” para conter o avanço da pandemia no estado. Para o secretário de Saúde de Pernambuco, André Longo, o momento “deverá ser um divisor de águas para o enfrentamento da pandemia em nosso estado”, e é uma resposta “contra quem aposta no negacionismo e no terraplanismo”.

Próximos passos

Segundo a Secretaria de Saúde de Pernambuco, os primeiros a receber a vacina deste primeiro lote serão os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19. Em seguida, indígenas aldeados, idosos acima de 60 anos em instituições de longa permanência e portadores de deficiência que estejam institucionalizados.

Cerca de 5 mil profissionais de segurança, entre agentes da Polícia Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal devem participar do transporte e da distribuição das vacinas. A meta, como afirmou André Longo durante o evento, é distribuir doses da vacina em todos os 184 municípios pernambucanos até o final desta terça (19).

As doses da Coronavac aplicadas nessa segunda-feira (18) chegaram ontem(18) mesmo. O avião da Latam que fez o transporte das 270 mil doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, desembarcou no Aeroporto Internacional dos Guararapes por volta das 19h30. (Informação do Diário de Pernambuco)