Home Sem categoria Estudantes pernambucanos disputam competição de robótica no 9º Congresso de Inovação da...

Estudantes pernambucanos disputam competição de robótica no 9º Congresso de Inovação da Indústria

797
0

Alunos do SESI Ibura irão disputar e apresentar a empresários competição de robótica FTC em um dos maiores eventos do gênero da América Latina, nos dias 9 e 10 de março, em São Paulo

Estudantes pernambucanos do SESI Ibura José Alves, André Silva e Vinicius Batista, representando a equipe REV ATOM. Acompanhados pelo técnico Itallo Fonseca

Trinta e seis estudantes de nove estados do País estarão em São Paulo, nos dias 9 e 10 de março, para participar de uma edição especial do Torneio de Robótica FIRST Tech Challenge (FTC) durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria. Entre eles, estão os estudantes pernambucanos do SESI Ibura José Alves, André Silva e Vinicius Batista, representando a equipe REV ATOM. Os alunos serão acompanhados pelo técnico Itallo Fonseca e esperam conquistar os dois prêmios que serão disputados nesta edição. Para isso, será preciso projetar, construir, programar e pilotar um robô de até 19kg. Outros 11 times da Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná e Rio Grande do Sul também participam da competição.

Para esta temporada, a proposta do torneio foi inspirada na entrega de fretes e encomendas. Os prêmios desta edição especial são o “Desafio da Inovação”, no qual os times competem individualmente e precisam fazer com que os robôs façam o maior número de pontos entregando as cargas nos locais corretos; e “Campeões de Arena”, desafio em que os robôs também precisam demonstrar habilidade, mas, neste caso, duas equipes competem juntas, o que requer estratégia e cooperação entre os times.

Técnico da REV ATOM, Itallo considera que o diferencial da equipe pernambucana é que os estudantes desenvolveram uma grande habilidade na montagem de robô e na parte de programação. “Nossa expectativa é aprender com essa experiência presencial e trocar ainda mais informação com os competidores. Isso vai possibilitar chegar mais forte ao torneio nacional, que acontecerá em maio”, destaca.

O Torneio de Robótica faz parte da programação de um dos maiores eventos sobre tendências e boas práticas em inovação da indústria brasileira e mundial. A ideia é aproximar a indústria da robótica, possibilitar que os empresários conheçam a competição, as inovações que ocorrem no processo de desenvolvimento dos robôs e o impacto positivo na formação dos estudantes. Em outros países, grandes empresas, como Qualcomm, Apple e GM, veem as equipes como oportunidade de investir em projetos educacionais e na formação de banco de talentos.

FIRST Tech Challenge (FTC) – O FIRST Tech Challenge (FTC) é uma das modalidades de robótica da organização sem fins lucrativos FIRST. Nela, estudantes de 14 a 18 anos devem fazer a gestão de uma empresa, desenvolver um projeto de impacto na comunidade e construir e pilotar robôs de até 19kg.(Ascom)