Home Sem categoria Continua em Petrolina a castração de animais com tutores

Continua em Petrolina a castração de animais com tutores

205
0

A castração consiste na retirada das gônadas, promovendo esterilização e benefícios à saúde animal. 

Em cumprimento as propostas da gestão municipal, já começou o cadastro de moradores que possuem cães ou gatos e desejam fazer as castrações de forma gratuita através do Castramóvel. A unidade móvel iniciou seus atendimentos há um ano e o controle populacional era realizado, exclusivamente, em animais recolhidos da rua. A partir deste segundo semestre, estão inclusos animais com responsáveis.

Neste primeiro momento, haverá a avalição dos médicos veterinários nos animais, isso para verificação das condições dos bichos para passarem pelo procedimento. Serão  verificadas enfermidades ou doenças que possam complicar o quadro do felino ou do cão, após essa avaliação os bichos serão cadastrados, e a partir de quarta-feira (27), o Castramóvel irá realizar os procedimentos.

A castração para os animais com tutores atenderá pessoas sem condições financeiras para realização do procedimento. Dentro do cronograma, além dos animais com responsáveis, serão capturados os bichos nas ruas para castração, que serão levados para recuperação na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), e depois disponibilizados para adoção. Já os animais com tutores, após a castração, retornam para seu lar.

De acordo com o diretor-presidente da Agência Municipal de Vigilância Sanitária, Marcelo Gama, a gestão municipal tem comprometimento e responsabilidade com a causa animal. “Estamos há um ano com o Castramóvel e já passamos por inúmeros bairros e comunidades, agora estamos estendendo a castração e acolhendo uma demanda da população, que é castrar animais de pessoas sem condições financeiras. Para realização de tal procedimento vamos dar início agora, com isso vamos seguir trabalhando, ouvindo as demandas da comunidade e levando o trabalho”, destacou.(Ascom)

Previous articleAutores locais lançam, com sucesso, obras literárias durante 2ª edição do FliSertão em Petrolina
Next articlePernambuco lança nova versão do Programa ´Todos com a Nota`