Home Sem categoria Carreira- Como potencializar as chances de sucesso profissional desde a graduação?

Carreira- Como potencializar as chances de sucesso profissional desde a graduação?

78
0

A entrada na faculdade é considerada o auge para muitos jovens que almejam uma carreira consolidada no mercado de trabalho. Mas o que a maioria não se dá conta é de que este é apenas o início de um caminho desafiador.

Para orientar sobre como o comportamento ao longo da graduação pode ajudar a potencializar as chances de sucesso no mercado de trabalho, a UniFTC convidou a coach de carreiras e analista comportamental, Flávia Mata, para participar do “Bem-Vindo ao Futuro”, evento que aconteceu na programação de Boas-Vindas da instituição.

Para ela, a carreira começa dentro da faculdade. Entenda:

Estamos construindo nossa carreira o tempo todo

“Nós somos vistos o tempo todo. Assim como estamos sendo vistos nas redes sociais, somos vistos também na sala de aula”, destacou a especialista. “Temos professores que podem nos indicar para o mercado de trabalho, como também colegas que conhecem nosso perfil, e podem até mesmo formar parcerias no futuro”. Ela também frisou que, embora não tenhamos o hábito de refletir sobre isso no dia-a-dia, nosso comportamento pode trazer resultados positivos e negativos.

Somos o resultado de todas as experiências vividas

Flávia Mata salientou que “o mundo está nos trazendo um momento onde precisamos estar atentos às questões que podem agregar a ser um profissional melhor”. É o caso do interprofissionalismo, modelo que atende às necessidades de formação para que profissionais do futuro saibam trabalhar de forma integrada, visando a melhoria dos resultados.

“O Interprofissionalismo nos faz pensar que hoje, por exemplo, o Advogado precisa entender um pouco de gestão, pois ele vai gerir pessoas em um escritório de advocacia, assim como o Administrador vai ter que entender um pouco de Direito. Não conheço outra forma melhor de fazer isso que não seja através das relações interpessoais, através das experiências vividas na faculdade ou no ambiente de trabalho”, disse.

Me formei, e agora?

“A gente tem uma ideia de que nossa carreira vai começar ao final do curso”, enfatizou a coach. “É normal que a gente entenda que a graduação é uma extensão do ensino médio. Mas depois dessa fase vem o grande susto, né? É neste momento que muitos se perguntam: ‘Eu me formei e agora? Como vou atuar no mercado de trabalho?’”. 

Para isso, o profissional do futuro pode buscar fazer um auto diagnóstico: Como eu sou perante as intempéries, às tempestades, às situações do dia-a-dia? As minhas ações fazem com que eu construa ou destrua a minha carreira? Estas são algumas perguntas que podem indicar como sua performance pode interferir no mercado de trabalho. “A faculdade é uma oportunidade que a gente tem de primeiro começar a avaliar o nosso comportamento na sala de aula”, concluiu Flávia Mata.

A Rede UniFTC oferece uma diversidade de atividades como palestras, seminários, maratonas, hackathons, feiras, projetos integradores e de iniciação científica para enriquecer a formação e aumentar a sua rede de relacionamento.

Além disso, o estudante da UniFTC pode contar com o Centro de Carreiras, que contribui com a empregabilidade de estudantes e diplomados de todas as unidades através da inserção em oportunidades de estágio e participação em processos seletivos. Após a graduação, o Carreiras continua acompanhando a trajetória profissional do aluno, oferecendo apoio para que possa atingir seus objetivos.

Explore o seu movimento interprofissional!