Home Sem categoria Equipes representam Petrolina na etapa Regional do Torneio SESI de Robótica ....

Equipes representam Petrolina na etapa Regional do Torneio SESI de Robótica . Evento é em Paulista(PE)

1570
0

Duas equipes de alunos do SESI Petrolina, Newgen Leaders e Cyber Lego, vão participar,  sexta-feira (2) e sábado (3), no município de Paulista (PE), da etapa regional do Torneio SESI de Robótica, que estimula jovens de 9 a 15 anos a buscarem soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna, inspirando-os a seguir carreira em áreas de tecnologia e inovação no futuro.

Ao todo, 36 equipes de escolas públicas e privadas e equipe de garagem de Pernambuco, Alagoas, Aracaju, Paraíba e Rio Grande do Norte participam desta fase nas modalidades FIRST LEGO League (FLL) Challenge e FIRST Tech Challenge (FTC) – as mais bem avaliadas serão classificadas para a fase nacional, em Brasília, de 28 de fevereiro a 2 de março. Com diferentes temas a cada ano, esta temporada foi batizada de “Masterpiece” e desafia os estudantes a pensar como o teatro, o cinema, a música e o design permitem criar o futuro. O evento é aberto ao público.

De Pernambuco, participam desta fase regional as 12 unidades do SESI-PE (Caruaru, Escada, Cabo de Santo Agostinho, Ibura, Paulista, Camaragibe, Araripina, Goiana, Moreno, Petrolina, Vasco da Gama, Belo Jardim) e outras 10 escolas particulares. Este ano, oito escolas públicas estaduais e municipais participam com oito equipes, representando a democratização e a ampliação do acesso à robótica, dando mais oportunidade para alunos da rede pública. Além dessas, o evento contará com uma equipe de garagem e outra de uma Organização Não-Governamental (ONG) Projeto Swell.

No Torneio, as equipes são avaliadas por quatro categorias: Desafio do Robô, Design do Robô, Projeto de Inovação e Core Values (valores fundamentais na competição, baseados na integração, interação e valorização do trabalho em equipe). A dinâmica dos dois dias de competição funciona da seguinte forma: enquanto algumas equipes apresentam os projetos em sala aos juízes para avaliar os core values, o design do robô e o projeto de inovação, outras estarão competindo na arena. No desafio da arena, cada equipe participa de três rounds oficiais e a melhor pontuação das três é somada à pontuação das outras áreas avaliadas.

Para a superintendente do SESI-PE, Claudia Cartaxo, o tema deste ano exigirá das crianças e adolescentes bastante criatividade. “As equipes vão precisar colocar a cabeça para funcionar para usar ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática, que representam a metodologia STEAM, para inspirar grandes ideias e completar as missões do desafio. A Robótica tem o poder de alavancar o protagonismo dos nossos jovens e precisamos dar o devido valor a essa disciplina”, pontuou.

SERVIÇO

  • Etapa Regional do Torneio SESI de Robótica
  • Data: 2 e 3 de fevereiro, a partir das 9h
  • Local: SESI Paulista – Rua São Pedro, 2800 – Arthur Lundgren I, Paulista/PE