Home Sem categoria Março Amarelo: há uma década, campanha conscientiza sobre a ´Doença Renal Crônica`...

Março Amarelo: há uma década, campanha conscientiza sobre a ´Doença Renal Crônica` em cães e gatos

679
0

A Elanco foi a pioneira na criação de campanhas coloridas para a causa animal. A proposta é apoiar os médicos-veterinários e os responsáveis por pets no diagnóstico precoce da doença e proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos animais. A empresa também é a primeira a ter produtos da linha Pet Health certificados com o selo Bem-Estar Animal.

A campanha Março Amarelo, promovida anualmente pela Elanco Saúde Animal, empresa referência no desenvolvimento de soluções para a saúde de animais de companhia e de produção, completa uma década em 2024 levando informação e conscientização sobre a doença renal crônica (DRC) em cães e gatos, uma doença muito frequente e que pode ser fatal.

A longevidade dos pets, dietas inadequadas, doenças ao longo da vida e ainda a predisposição individual são fatores que podem contribuir para o desenvolvimento da Doença Renal Crônica (DRC) – uma condição comum em cães e gatos idosos, mas que pode acometê-los em qualquer fase da vida. Esta enfermidade, que é silenciosa, crônica e progressiva, apresenta sintomas perceptíveis apenas em estágios avançados, tornando o diagnóstico um desafio. Por isso, a detecção precoce é importantíssima para a realização de um tratamento adequado, controlando a evolução da doença e suas consequências, e garantindo ao pet o máximo de bem-estar possível ao longo de sua vida.

Entre as principais manifestações clínicas da DRC estão a perda de apetite, emagrecimento, urinar em excesso, sede intensa, diarreia e vômito. Por meio de consultas e exames, os médicos-veterinários fazem um estadiamento, isto é, identificam em qual dos quatro estágios da doença o animal se encontra (de 1 a 4, sendo o último, o mais grave), o que lhes indicará a melhor conduta a ser seguida e quais serão as orientações para os tutores. “As manifestações clínicas da DRC costumam ser mais evidentes somente quando já há a perda de 75% da função renal. Nossa campanha visa antecipar esse diagnóstico ao máximo, trazendo o tema para a consciência dos responsáveis por pets e auxiliando os médicos-veterinários nesta jornada”, afirma Mariana Cappellanes Flocke, médica-veterinária e consultora técnica sênior da Elanco.

A companhia foi a primeira do setor de saúde animal a adotar as “campanhas coloridas” por acreditar que esta é uma forma eficaz de levar informação e manter o assunto em evidência para os tutores. Para Karina Toledo, coordenadora de Marketing – Terapêuticos, da Elanco, “a Elanco se orgulha de encabeçar um movimento tão importante como este. Com o Março Amarelo e também com o Setembro Vermelho, mês que alertamos sobre a saúde cardíaca dos pets, contribuímos para que mais pets vivam por mais tempo e com bem-estar ao lado de suas famílias”.

A campanha segue uma comunicação 360º, com ações e peças on e offline desenvolvidas para cada um dos públicos: médicos-veterinários, representantes de vendas, balconistas, influenciadores digitais e tutores. O enxoval do PDV contempla placas, bexigas, wobblers, copos, folders, entre outros itens. Uma comunicação especial foi desenvolvida para os médicos-veterinários, com ficha técnica sobre produtos Elanco, fichas que auxiliam no estadiamento da doença, folders e outras peças tanto para apoiar na interface com os tutores como para contribuir para o conhecimento técnico-científico dos profissionais. Os personagens Cachorrim e Bexigato ilustram as peças, que trazem ainda frases como “De bem com o rim, de bem com a vida” e “O carinho também passa pelo rim”, entre outras. Também estão previstas ações de ativação em diferentes praças.

Tratamento – A campanha Março Amarelo evidencia os atributos de Fortekor™ Flavour como linha de tratamento para a DRC. O medicamento tem como princípio ativo o Cloridrato de Benazepril e pode ser utilizado já nos estágios iniciais da doença, reduzindo a perda de proteína pela urina, a diminuição da retenção de fluidos e da fibrose renal, a redução da hipertensão arterial sistêmica e intraglomerular em cães, o aumento de apetite e ganho de peso em gatos, retardando a progressão da DRC.

“Vale lembrar que caberá sempre ao profissional apontar quais serão as linhas de conduta, mas o papel do responsável pelo pet é crucial, tanto para o diagnóstico, como para a manutenção do tratamento”, destaca Mariana.

Foco no bem-estar animal – A família de medicamentos FortekorTM (FortekorTM Duo e FortekorTM Flavour), ao lado de outros produtos da linha de Pet Health da Elanco (CredeliTM, SerestoTM e GalliprantTM), recebeu em agosto de 2022 o selo de “Bem-estar Animal”, o que tornou a Elanco a primeira empresa do setor a ter produtos para animais de estimação certificados. Esta é uma iniciativa da FairFood que, desde 2019, atua com protocolos que buscam reconhecer iniciativas sustentáveis. “Essa certificação é um forte reconhecimento para nós e vai ao encontro do nosso Pet Pledge, um compromisso que assumimos para melhorar a saúde de pelo menos 100 milhões de animais de estimação que, por sua vez, contribuirão para a saúde das pessoas. O selo nos indica que estamos sendo bem-sucedidos neste compromisso”, afirma Karina.

Além disso, Fortekor™ Flavour é líder de mercado da categoria cardiorrenal, segundo relatório IQVIA (SINDAN), além de vencedor do prêmio Easy to Give Awards, concedido pela Sociedade Internacional de Medicina Felina a empresas que desenvolvem inovações que facilitam a vida dos responsáveis, apoiando-os na tarefa de administrar as medicações necessárias aos gatos.

Para saber mais sobre as soluções Elanco, visite o site meupet.elanco.com e siga o Instagram @elancopetsbr

Sobre a Elanco 

A Elanco Animal Health (NYSE: ELAN) é líder global na área de saúde animal e se dedica a inovar e fornecer produtos e serviços para prevenir e tratar doenças em animais de produção e animais de companhia, agregando valor ao trabalho de produtores, tutores, médicos-veterinários e da sociedade como um todo. Com quase 70 anos de tradição no setor, estamos comprometidos em ajudar nossos clientes a melhorar a saúde dos animais sob seus cuidados, além de causar um impacto significativo em nossas comunidades locais e globais. Na Elanco, somos movidos por nossa visão – Alimento e Companheirismo enriquecendo a vida – e nossa estrutura de responsabilidade social – Elanco Healthy PurposeTM – tudo para melhorar a saúde dos animais, das pessoas e do planeta.(Ascom)