Home Sem categoria Especialista cita 5 profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

Especialista cita 5 profissões que usarão a Inteligência Artificial em 2024

1055
0

Tecnologia ajuda na redução de tempo de tarefas básicas

São Paulo, fevereiro de 2024 – O uso da inteligência artificial já é uma realidade em boa parte das profissões voltadas para tecnologia, comunicação e ciências médicas. Além de reduzir o tempo em diversas atividades, segundo um estudo da Universidade de Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) confirma que a aplicação de sistemas como o ChatGPT em empresas pode aumentar em até 14% a produtividade dos trabalhadores.

A tecnologia ainda traz outros ganhos como aumento da capacidade criativa, performance e geração de tendências. “Diferentemente do que muitas pessoas acreditam, a IA não substituirá profissionais. Ela será uma aliada que ajudará a criar possibilidades de desenvolvimento e trará maior facilidade para a resolução de tarefas simples, como montar uma planilha, por exemplo”, explica Debora Herdeiro, Gerente de Recrutamento e Seleção da Luandre, uma das maiores empresas de RH do país.

A especialista lista as cinco profissões que já estão se beneficiando do uso da IA. Confira!

– Engenheiro de Prompt

Responsável pela criação de sistemas de captação de informações do usuário, o engenheiro de prompt utiliza a Inteligência Artificial para criar mensagens usadas em chatbots. Os profissionais da área devem ter conhecimento técnico em aplicativos de IA, habilidades analíticas apuradas e formação acadêmica em áreas de tecnologia como Ciências da Computação ou Engenharia de Software.

– Analista de Qualidade

O analista de qualidade promove testes nas fases iniciais e de produção de um determinado produto. Com o uso da IA, os testes se tornam mais rápidos e precisos. Entre os pré-requisitos da área estão cursos voltados para qualidade e olhar crítico para identificar se um produto segue o padrão de conformidade.

– Especialista em investimentos

Responsável por recomendar produtos de investimentos e, em alguns casos, gerenciar contas de clientes, este especialista utiliza a inteligência artificial para análises matemáticas precisas e criação de gráficos e apresentações. Pré-requisitos como facilidade com números e ensino superior em exatas são exigidos pela funcionalidade analítica da profissão.

– Cientistas e pesquisadores

Assim como o especialista em investimentos, estes profissionais podem utilizar a IA como forma de análise rápida de resultados, previsibilidade e hipóteses. Ter graduação na área de Ciências Biológicas e participar de pesquisas acadêmicas são alguns dos pré-requisitos.

– Segurança de informação de dados

Responsável por garantir a segurança e o controle de informações de empresas e usuários, ele protege todo o sistema de dados de possíveis ataques de hackers. Com o uso da IA é possível criar mecanismos de segurança ainda mais elaborados, além de detectar vulnerabilidades e falhas de segurança. É necessário ter formação em cursos e graduações voltadas à tecnologia e ter inglês avançado.

Debora ainda destaca que no próprio RH, onde atua com recrutamento e seleção de profissionais, há também muita discussão em torno do uso da IA e em qual nível. “Consideramos que a IA veio para somar como ferramenta no dia a dia, tornando alguns processos e rotinas mais ágeis, porém, ainda há uma questão pessoal muito relevante no segmento, o que faz com que tenha que haver um equilíbrio entre a inteligência artificial e humana para maior efetividade!”.

Sobre a Luandre

A Luandre Soluções em Recursos Humanos tem mais de 50 anos de atuação e oferece soluções técnicas e inovadoras na área de RH. Em 2020, a empresa chegou à marca de 4 mil clientes atendidos, 60 mil profissionais administrados ao longo do ano e banco com mais de 3,8 milhões de currículos cadastrados. Há 20 anos consecutivos, concorre ao prêmio Top Of Mind RH, o qual já venceu dez edições, na categoria “Temporários e Efetivos”, sendo a atual vencedora.

Em 2022, foi reconhecida como “Best Work Places”, e um dos melhores Fornecedores para RH. Com soluções em Recrutamento e Seleção, Trabalho Temporário e ‘Administração de Pessoal (Temporários e CLT), é uma consultoria referência no segmento.

Atualmente, possui 12 unidades: São Paulo (Centro, Sul, Alphaville, Santo André, Guarulhos, Campinas e Jundiaí), Rio de Janeiro (Rio de Janeiro), Paraná (Curitiba), Pernambuco (Recife), Minas Gerais (Belo Horizonte) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre), com estrutura e capacidade de atendimento em todo o Brasil.

Informações para a imprensa

Engaje! Comunicação

  • Bruna Nunes Marchesano – bruna.nunes@engajecomunicacao.com – (11) – 952846830
  • Graziele Marronato – graziele.marronato@engajecomunicacao.com – (11) 9.5312- 3316