Home Sem categoria Em Pernambuco, bares e restaurantes são liberados para funcionar com 70% da...

Em Pernambuco, bares e restaurantes são liberados para funcionar com 70% da lotação a partir desta segunda(09)

647
0

Como devem funcionar os bares, restaurantes e lanchonetes em Petrolina (PE) a partir de segunda-feira (24) – Blog Edenevaldo Alves

A secretária executiva de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Vilaça, anunciou que a partir desta segunda-feira (9), todas as atividades econômicas poderão funcionar até meia-noite, em qualquer dia da semana. Também foi divulgado que os serviços de alimentação, como bares e restaurantes, terão a capacidade de ocupação ampliada para 70% da lotação total.

Também poderão funcionar com 70% do público, os eventos corporativos, cinemas, teatros e circos, desde que o total não ultrapasse o limite máximo de 300 pessoas. “Essa mesma lógica vai valer para as colações de grau, aulas da saudade, cultos ecumênicos e igrejas. Enquanto isso, os eventos sociais avançam para 50% da capacidade do local ou o limite máximo de 100 pessoas, o que for menor”, explicou Ana Paula.

Em relação ao distanciamento mínimo, a secretária executiva informou que passará a ser de um metro em salões de beleza, clínicas, colações de grau, aulas da saudade ou cultos ecumênicos, eventos corporativos, escolas, construção civil, academias, escritórios comerciais, centros comerciais, feiras de negócios, igrejas e parques temáticos. Também foi anunciado que os grupos musicais poderão atuar, a partir de segunda-feira, com até cinco integrantes e utilizando quaisquer instrumentos. No entanto, a permanência de pessoas em pé e a demarcação de pistas de dança seguem proibidas.

Repercussão

A Associação Pernambucana de Shopping Centers (Apesce) avaliou como positivas as medidas anunciadas pelo governo do Estado. Entretanto, a entendade pleiteou novos avanços para o setor, argumentando que os shoppings são ambientes controlados com rígida manutenças dos protocolos de segurança sanitária.

“A ampliação da capacidade de restaurantes para 70% serve para oferecer um melhor atendimento nas praças de alimentação, que possuem espaço para manter o distanciamento necessário. A ampliação ajudar a evitar que o cliente fique em pé aguardando uma mesa disponível”, explica o presidente da Apesce, José Luiz Muniz.

“Mas, a exemplo dos eventos corporativos, cinemas, teatros, parques e as lojas apresentam condições de receber um percentual maior de público, com segurança. Desta forma, a Apesce segue dialogando no sentido de cumprir as medidas, mas buscando o retorno da normalidade e a recuperação econômica do setor, que passou mais de um ano com muitas restrições“, completou.(Diário de Pernambuco)