Home Sem categoria Apagão atinge PE e outros Estados nesta terça-feira(15); veja locais afetados. Petrolina...

Apagão atinge PE e outros Estados nesta terça-feira(15); veja locais afetados. Petrolina foi atingida

766
0

Vários Estados brasileiros registraram um apagão na manhã desta terça-feira (15/08). No X (antigo Twitter), foram compartilhados relatos de queda de energia em cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Em bairros de BH, faltou luz e o metrô ficou parado.

Dados em tempo real do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) mostram uma queda repentina por volta das 8h30 e um retorno gradual cerca de dez minutos depois. Procurado pela reportagem, o órgão esclareceu que o apagão no Brasil foi causado por uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que interrompeu 16 mil megawatts (MW) de carga em Estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados. O SIN é o sistema de grande porte para produção e transmissão de energia elétrica para todo o país.

“A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste. As causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. A recomposição já foi iniciada em todas as regiões e até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”, detalha nota da entidade.

A maior parte dos relatos de falta de energia concentra-se, até agora, em cidades do Norte e do Nordeste do Brasil. O Distrito Federal também foi afetado.

APAGÃO NO BRASIL: Operador Nacional do Sistema confirma ocorrência na manhã desta terça-feira (15); Ministério de Minas e Energia toma providências - Portal de Prefeitura

 

Veja os Estados afetados pelo Brasil

Todas as regiões do país foram afetadas pelo apagão desde as 8h30 da manhã desta terça-feira. Veja a lista de Estados que registraram ocorrências de queda de energia:

Acre
Alagoas
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraná
Paraíba
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins