Claro, TIM, Vivo e outras empresas do setor poderão atuar para ativar o sinal. No entanto, serviço não deve chegar de imediato aos locais indicados pela agência reguladora.
Petrolina contemplada!
A partir desta segunda-feira (27), 195 cidades brasileiras estarão aptas a começar os trâmites que vão viabilizar a implementação do 5G na faixa de 3,5 GHz. A liberação foi notificada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nessa quarta-feira (22), após uma reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz, o Gasipi.
Na prática, isso indica que operadoras como Claro, TIM e Vivo estão autorizadas a introduzir a versão “pura” da internet de quinta geração nas localidades mencionadas. No entanto, não quer dizer que a rede chegará imediatamente aos municípios, visto que a operação requer planejamento. Até o momento, a Anatel já comunicou a autorização de 682 cidades para o uso da rede na faixa 3,5 GHz.

✍️ iPhone 11 e outros modelos antigos não poderão acessar o 5G? Participe da conversa no Fórum TechTudo
O trabalho que possibilita o 5G puro no país consiste em liberar totalmente a faixa 3,5 GHz para que ela opere sem interferências. Mas, o desafio para garantir que essa banda seja exclusiva da internet é a liberação de interrupções causadas por antenas parabólicas de banda C – aquelas que recebem sinal televisivo aberto e gratuito. Assim, é preciso garantir que as residências façam a migração para a parabólica de banda Ku, o que permite um fluxo contínuo do 5G.