Home Sem categoria Alepe aprova projeto que reserva vaga para mulheres em concursos na área...

Alepe aprova projeto que reserva vaga para mulheres em concursos na área de segurança pública

319
0

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) aprovou nesta terça-feira (2), em primeira discussão, o projeto que reserva cota de 20% das vagas para as mulheres em concursos na área de segurança pública no estado. A proposta, de iniciativa do deputado Gustavo Gouveia (Solidariedade), recebeu um substitutivo da Comissão de Justiça para incluir a medida na Lei nº 14.538/2011, que estabelece regras para concursos estaduais.

Segundo o projeto, a cota será usada todas as vezes que o número de vagas oferecidas no concurso público for igual ou superior a cinco. As candidatas vão poder disputar tanto nos postos reservados como aqueles de ampla concorrência, sendo as aprovadas nessa última categoria não contempladas para efeito de preenchimento de cotas.

Caso a candidata cotista nos concursos promovidos pelas polícias Civil, Militar e Penal desista de assumir o cargo, a vaga será preenchida pela classificada na posição seguinte. Apenas se o número de mulheres aprovadas não corresponder aos 20% previstos, as vagas serão abertas para o público geral.

Outro projeto discutido e aprovado em plenário foi do deputado Romero Albuquerque (União Brasil). A iniciativa de nº 2786/2021 permite animais nas praias pernambucanas e visa alterar a Lei Estadual nº 12.321, que proíbe o comportamento desde 2003.

O projeto prevê que a faixa litorânea deve ser liberada para os animais que auxiliam a patrulha da Polícia Militar e são usados como guia para deficientes físicos. Também será autorizado o passeio dos bichos que estiverem de coleira, na companhia do tutor, a uma distância máxima de um metro.

A iniciativa recebeu um substitutivo da Comissão de Administração Pública da Casa prevendo que o recolhimento das fezes dos animais é obrigatório. O Governo do Estado terá a responsabilidade de delimitar a área em que eles serão autorizados. O projeto prevê também que cães de algumas raças devem usar focinheira.

Debates – Temas como eleições, fake news, a varíola dos macacos, a passagem do Dia da Cultura Nordestina, celebrada no dia 02 de agosto, e o aniversário da morte do cantor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, também foram abordados pelos parlamentares, por meio de videoconferência.

Durante a sessão virtual, os deputados fizeram um minuto de silêncio em homenagem ao servidor da Alepe, João de Souza Barros, assessor da Comissão de Ciência, Tecnologia e Informática.Ele faleceu nesta terça-feira (2).(Ascom)

Previous articleVale-gás de agosto vai ser de R$ 110, diz Caixa; pagamentos começam no dia 9
Next articleCarteira de identidade digital unifica registro geral de brasileiros