Home Sem categoria Maternidade: história de superação, coragem e amor

Maternidade: história de superação, coragem e amor

1185
0

“Meu filho é o que dá sentido a minha vida”, declara Karla Neres, colaboradora do HU-Univasf

Mãe, o princípio da vida, uma dádiva que é logo despertada nos primeiros meses de gestação. Momento de mudanças e de um turbilhão de sentimentos que afloram com a maternidade. Cada uma carrega nos ombros suas histórias, seus sonhos, suas dificuldades. E como forma de celebrar o Dia das Mães, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh/MEC) preparou uma série de matérias enaltecendo essa dádiva e os desafios que envolvem a maternidade de mulheres que atuam nos hospitais universitários vinculados à Rede Ebserh.

Uma das personagens que se destaca é Karla Neres Cerqueira da Rocha, 32 anos, mãe de Enzo Sócrates Romano Neres, que atua na Ouvidoria do Hospital Universitário da Univasf (HU-Univasf/Ebserh). Aos 20 anos, ela descobriu a gravidez. Teve de abrir mão, por um tempo, de tentar o vestibular para abraçar a maternidade, que sempre foi seu sonho. Aos três anos e meio de idade do filho, houve a separação do casamento, e Karla sabia que precisava conciliar o trabalho como vendedora e a criação de Enzo, hoje com 12 anos. “Parei tudo para cuidar dele. Ele é a minha prioridade”.

Como mãe solo, verdadeira guerreira na proteção do filho, é chão para caminhada de Enzo e alicerce para seu crescimento. Ela se orgulha de ter conseguido educá-lo de forma amorosa e cuidadosa e já contempla um menino espontâneo e alegre. Ele também a impulsiona a buscar novos horizontes. Aos poucos, a mãe foi retomando os estudos – atualmente cursa Biomedicina, mais um sonho que se torna real – e concilia com o trabalho como recepcionista da Ouvidoria do HU-Univasf, em Petrolina/PE, cargo no qual está há um ano e três meses.

Karla e Enzo são parceiros de viagens na vida, é o que eles amam fazer juntos. As viagens foram uma forma de construir essa relação tão especial entre mãe e filho. Karla sempre gostou de conhecer novos lugares, e Enzo é a sua companhia. Ele cresceu ouvindo sobre companheirismo. E, assim, entendeu que era isso que eles eram um para o outro. A partir daí, essa palavra se tornou recorrente em suas vidas, simbolizando a relação de parceria e amizade que eles cultivaram.

Neste Dia das Mães, Karla celebra a jornada de superação que percorreu até aqui, agradece pelo filho que tem e se enche de esperança e expectativa pelo futuro que os aguarda. Para a comemoração do domingo festivo, eles estarão no café da manhã da família na chácara da vó, como tradicionalmente acontece a cada ano, reunindo todas as mães da família.  “Ser mãe é um aprendizado diário, uma busca constante por melhorias”. E para Karla, tudo isso vale a pena quando se tem um companheiro como Enzo ao lado. Os dois estão constantemente construindo memórias juntos. A vida, juntos: “Meu filho é o que dá sentido a minha vida. Ele é minha prioridade, meu amor, meu príncipe. Tudo que faço e planejo é pensando em seu bem-estar. Sempre quis ter um filho e me sinto realizada e feliz por ser mãe do meu Enzo”.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.(Ascom)