Home Sem categoria ADS Energias Renováveis, do Grupo NC, abre edital para compra de empreendimentos...

ADS Energias Renováveis, do Grupo NC, abre edital para compra de empreendimentos sustentáveis

394
0

Empresas interessadas têm até 1º de setembro para enviar proposta e documentação. ADS planeja expandir atuação em geração de energia

Levantamento sobre energias renováveis | Portal TCU

A ADS Energias Renováveis (ADS ER) – empresa de geração de energia limpa e sustentável do Grupo NC, um dos maiores conglomerados econômicos do Brasil – acaba de abrir edital para aquisição de projetos e empreendimentos de geração de energia eólica, solar e hídrica, em construção ou já operacionais, que estejam alinhados com a sua estratégia de negócio. Com a iniciativa, a ADS busca expandir a atuação no mercado, ampliando a capacidade de geração de energia limpa.

“Nosso interesse é contribuir com a transição energética nacional para uma matriz alternativa e cada vez mais renovável e, por isso, estamos focados no crescimento da ADS ER neste segmento”, afirma Alex Rocha, gerente de Operações da empresa.

De acordo com a companhia, serão avaliadas e estão habilitadas à concorrência empresas que tenham permissão da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e façam jus ao desconto de 50% na TUSD/TUST (Tarifa de Uso do Sistema de Transmissão). Os projetos e empreendimentos deverão ter capacidade instalada total de, no mínimo, 50 MW para parques eólicos e solares. Para usinas hidrelétricas, a capacidade instalada deve ser de 15MW a 30MW. “Além disso, os projetos e empreendimentos apresentados deverão obrigatoriamente indicar o valor proposto pela empresa interessada para a negociação de sua titularidade”, acrescenta Rocha.

Outros critérios imprescindíveis são a Licença Ambiental de Instalação válida e o Fator de Capacidade P50 Líquido (performance degeração de energia) – considerando todo o consumo interno e todas as perdas até o ponto de conexão – maior ou igual a 50% (para  usinas eólicas); e maior ou igual a 28% (para usinas solares).

Para participar, as empresas interessadas deverão enviar preenchidos o modelo de correspondência e formulário de aplicação, que podem ser encontrados e baixados no site da ADS. Com a documentação preenchida e digitalizada, a empresa candidata deve encaminhar e-mail para novosprojetos@adsenergia.com.br até o dia 1º de setembro deste ano. Mais detalhes sobre o edital podem também ser conferidos no site da empresa.

Atualmente, a ADS é responsável pelo Complexo Eólico Corredor do Senandes (CECS), que é formado pela constituição de quatro SPE’s – Sociedades de Propósito Específico, que recebem outorga para explorar a geração de energia elétrica sob a forma de concessão ou de autorização –, com capacidade instalada de 108MW de geração de energia a partir da força dos ventos. A companhia está em processo de licenciamento ambiental do projeto de expansão do CECS, que acrescentará até 90MW na sua capacidade de geração.

ADS Energias Renováveis (ADS ER)

Fundada pelo Grupo NC em 2016, no Rio Grande do Sul, a ADS ER é detentora do complexo eólico que compreende 40 aerogeradores ECO-122, uma subestação (34,5/138kV) e 48 quilômetros de linha de transmissão até o ponto de conexão com o Sistema Interligado Nacional (SIN). O complexo é parte do escopo de negócios de “Energias” do Grupo NC.

Sobre o Grupo NC

Lançado oficialmente em 2014, o Grupo NC atua com solidez em setores econômicos variados, em uma trajetória de mais de 58 anos, com presença inclusive nos Estados Unidos. O Grupo, de origem brasileira e com sede em Hortolândia (SP), conta com 10 mil colaboradores diretos e 25 empresas de destaque, como a EMS, o maior laboratório farmacêutico no Brasil e líder de mercado há 16 anos consecutivos, e a NSC Comunicação (que inclui a NSC TV, afiliada da Rede Globo), em Santa Catarina. Desde 2016, o Grupo NC também marca presença no setor de energia eólica. Está na 132ª posição no ranking dos maiores grupos do Brasil, segundo levantamento do Valor Grandes Grupos 2021.

Informações para Imprensa

  • GBR Comunicação
  • Denver Pelluchi – 11-98722-2313 I denver.pelluchi@gbr.com.br
  • Fernanda Albino – 11-99511-2711 I fernanda.albino@gbr.com.br

Previous articleRestaurante Popular de Petrolina retornou atendimento presencial nessa segunda-feira
Next articleSecretaria de Saúde de Petrolina registra 40 novos casos de Covid-19; taxa de ocupação é de 50%