Home Sem categoria Ação Social da UniFTC realizou orientações em diversas áreas e fortaleceu vivência...

Ação Social da UniFTC realizou orientações em diversas áreas e fortaleceu vivência profissional dos alunos

610
0

WhatsApp Image 2022-10-24 at 17.28.47.jpeg

Foi no ùltimo sábado (22), que aa Rede UniFTC transformou vidas através da programação de Responsabilidade Social. Na região do Vale do São Francisco, estudantes, professores e colaboradores da instituição uniram-se através da solidariedade e ofereceram mais de 1 mil vagas em serviços gratuitos para crianças e adultos, no Parque Josefa Coelho, em Petrolina, durante a manhã.

A iniciativa contou com atividades educativas, de recreação, jogos de interação, orientações jurídicas e serviços de saúde com a participação dos cursos de Odontologia, Direito, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil.

Foram ofertados teste de glicemia e hepatite, aferição de pressão, instruções sobre uso de plantas medicinais e explicações sobre higiene bucal para prevenção de cáries, gengivite e doença periodontal, escovação supervisionada, aplicação de flúor, orientações para prevenção do câncer de boca e após avaliação dos casos, encaminhamentos para tratamento na Clínica de Odontologia da UniFTC ou  setor de Referência.

O metalúrgico Rivonaldo Miranda passou pelo parque e aproveitou para cuidar da saúde bucal. “Tenho pouco tempo e estes atendimentos vão facilitar minha vida e ainda vou aprender a me cuidar melhor e evitar problemas em meus dentes e na boca. Muito bom”, falou.

Paulo Caique estuda Enfermagem na UniFTC Juazeiro e destacou que a ação ajudará em seu crescimento profissional. “Estamos colocando em prática os conhecimentos que aprendemos em sala de aula com segurança e amor ao próximo. Este contato humano é essencial”, garantiu.

Os futuros nutricionistas aproveitaram para ensinar como identificar nódulos de câncer de mama com a apresentação de uma prótese mamária, serviços de avaliação nutricional e como preparar águas saborizadas, mais uma alternativa diferente e saborosa no momento de hidratação.

Para a estudante do 6º período de Nutrição, Eyshila Souza, a ação estimulou a solidariedade e contribui para o desenvolvimento de sua carreira. “As pessoas têm muitas dúvidas sobre os cuidados com a saúde e foi muito bom ajudar, tirar as dúvidas e exercitar a profissão. A UniFTC nos dar oportunidade de aprender novas competências, com isso, terei segurança sobre a profissional competente, humana e com empatia que me tornarei”, disse satisfeita.

Campanha levou entretenimento, cidadania e cuidados com o corpo

Quem aproveitou a folga de sábado para dar uma passadinha no parque também recebeu dos estudantes do curso de Fisioterapia massagem relaxantes, sessões de ventosaterapia, além de orientações fisioterapêuticas com alongamentos e orientação postural. Os alunos de Direito prepararam uma manhã com explicações sobre as principais demandas procuradas pela sociedade nas áreas cíveis, trabalhistas e previdenciárias, bem como, orientações criminais sobre determinadas situações e as formas de buscar adequadamente os órgãos competentes.

Os futuros psicólogos promoveram o plantão psicológico,escuta de acolhimento e orientação, assim como distribuição de livros infantis da Campanha realizada pelos alunos. A professora da rede pública municipal, Abília Marinho, encontrava-se próximo ao parque e aproveitou para conhecer os estandes. “Estava num aniversário perto e o movimento me chamou atenção. Trouxe minha filha para brincar e aproveitei para receber orientações sobre a escovação infantil, pois ela tem dificuldades. A ação foi muito legal, pois as crianças se divertem e aprendem. Um momento também para cuidar da minha saúde”.

Além de diversão e lazer, as crianças receberam atenção especial do curso de Psicologia e das Atléticas com atividades lúdicas visando o desenvolvimento do público infantil, através de dinâmicas com criação de estórias e interação com os coleguinhas. A criançada participou de ações de educação em saúde promovidas pela turminha de Enfermagem com higienização das mãos e dicas de alimentação. Para estimular a criatividade nas crianças e adultos, o curso de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil realizaram oficinas de cores.

A assessora pedagógica das faculdades UniFTC Petrolina e Juazeiro, Tarcila de Oliveira falou sobre a importância da Campanha de Responsabilidade Social realizada este ano em parceria com o Transforma Petrolina. “Depois de dois anos com ação online por conta da pandemia, voltamos a presencialidade promovendo um mega evento, através de um trabalho conjunto. Ampliamos os atendimentos para a população em diversas áreas e incentivamos as vivências profissionais dos alunos, garantindo uma formação de qualidade, com novas aptidões, conhecimentos e atitudes”, pontuou.(Ascom)

Previous articleAbertas inscrições para VI Encontro de Educação Musical do Vale do São Francisco e VI Semana da Música. Evento vai até esta nesta segunda-feira(24)
Next article“Apresentei a Raquel os sonhos dos sertanejos e temos grandes planos para a região” disse Guilherme Coelho em ato de Raquel